O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) regressa no próximo mês para a sua 33.ª edição. A partir de 28 de Maio e até 10 de Junho, enquanto passeia pelo Porto pode deparar-se com performances pelas ruas, actuações de dança, peças de teatro, entre outros. No arranque está o espectáculo Su-cesso Taladro, do Teatro Nacional do Chile, mesmo em frente à Estação de S. Bento.

Espectáculos de “intervenção no espaço urbano” são, aliás, uma das marcas fundamentais desta edição do FITEI, como evidenciou Mário Moutinho, presidente e director artístico do FITEI, na conferência de imprensa realizada ontem, terça-feira. Ruas como Santa Catarina e Carmelitas e as praças da Batalha, Parada Leitão e os Leões são alguns dos palcos que a cidade vai oferecer.

Espanha, Chile, Brasil, Moçambique, Canadá, França, Reino Unido, Itália e Angola são os países presentes nesta 33.ª edição. Mário Moutinho salienta a importância desta abertura para o exterior, que é “interessante”, por exemplo, “para mostrar o que se está a fazer em dança por toda a Espanha” ou para conhecer as actividades artísticas de “dois países africanos de expressão portuguesa”, Angola e Moçambique.

Os espectáculos oriundos de países estrangeiros vão também pisar palcos em Estarreja, Vila Real, Bragança e Lisboa. Esta extensão do festival a outras cidades é uma “oportunidade boa para os teatros apresentarem estas companhias”, para além de ser uma ajuda “nas despesas de trazer companhias de fora de Portugal”, afirma o director artístico do FITEI.

Para a realização desta iniciativa, este ano o FITEI conta com a parceria do Teatro da Trindade e do Museu de Serralves, para além do apoio habitual do Cine-Teatro Constantino Nery, da Porto Lazer e da AGADIC (Agência Galega de Indústrias Culturais.)

NEC quer dar o nome de um desconhecido a uma rua do Porto

Dar o nome de um portuense desconhecido a uma rua da cidade. É este o objectivo do projecto convidado pelo FITEI deste ano. A iniciativa do Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC) é classificada por Mário Moutinho como “assustadoramente interessante, uma intervenção forte e duradoura”.

A ideia é “escolher um cidadão do Porto que mereça este tributo público”, sendo atribuído o seu nome à próxima rua aberta na cidade, explicou Joclécio Azevedo, director artístico do NEC.

O lançamento da campanha ocorre a 12 de Maio. As candidaturas abrem a 28 de Maio. O nome eleito será aceite após consentimento da Comissão de Toponímia, do NEC e do departamento urbanístico da Câmara Municipal do Porto que, ressalva Joclécio, “acolheu o projecto com grande entusiasmo”. A intenção é inaugurar a rua no início do FITEI de 2011.