A IBM escolheu a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para acolher o primeiro Centro de Estudos Avançados (CAS) português, devido aos recursos existentes na “maior universidade portuguesa”, diz o director da IBM, José Joaquim Oliveira.

O responsável esclareceu que o centro, inaugurado ontem, terça-feira, “pode ser utilizado para resolver problemas de qualquer tipo, até as dificuldades que as empresas têm [de superar] para serem mais eficazes”. Joaquim Oliveira afirmou ainda que “não serão divulgados os gastos monetários com o centro”, mas que estes “tiveram uma dimensão significativa”.

Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, também marcou presença e defendeu que “não há outra solução para o desenvolvimento país senão trabalhar mais e ter pessoas mais qualificadas”.

O representante do Governo salientou ainda que este centro “é muito importante para a universidade, porque traz acesso a conhecimento e competências que existem nos outros CAS”. Por sua vez, o reitor da Universidade do Porto (UP), Marques dos Santos, diz que a iniciativa “valoriza o conhecimento e faz com que a investigação não fique apenas em arquivos e livros, mas que se transforme em produtos e serviços para a sociedade utilizar”.

Criar ideias inovadores e de qualidade

O projecto pretende melhorar a pesquisa na área da Engenharia, Gestão e Ciência dos Serviços (SSME) e criar ideias inovadoras e de qualidade. O centro já tem como parceiros o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto), o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e o Institute of Mechanical Engineering (IDMEC). Os estudantes de engenharia vão poder participar na investigação e explorar novos métodos de ensino para a formação em SSME. Carlos Costa, director da FEUP realça que os “alunos vão poder trabalhar com projectos reais e, provavelmente, ter o emprego correspondente”.

A empresa quer optimizar a colaboração com universidades, indústrias e governos de diversos países. O CAS Portugal é o nono centro de investigação da IBM na Europa e o vigésimo em todo o mundo. A empresa tem centros espalhados pelos cinco continentes, como por exemplo, na Índia, Austrália, Egipto e Turquia. A IBM detém também oito laboratórios de investigação, 12 laboratórios de desenvolvimento e 34 centros de produção.

O CAS Portugal vai ser dirigido por Falcão e Cunha, representante da FEUP. O docente assegura que “é uma grande responsabilidade e uma oportunidade de ter acesso a toda a tecnologia que a IBM disponibiliza a nível internacional”.

Na inauguração esteve presente José Joaquim Oliveira (presidente da IBM Portuguesa), Mariano Gago (ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), José Marques dos Santos (reitor da UP) e Carlos Costa (Director da FEUP). A estratégia dos CAS a nível mundial foi apresentada por Hisham El-Shishiny, director mundial dos CAS na IBM, enquanto a explicação sobre a evolução da Ciência dos Serviços ficou a cargo de Diem Ho, director das Relações da IBM com as universidades da Europa, Médio Oriente e África.