De 29 de Abril a 8 de Maio, o cinema Nun’Álvares, reaberto em Dezembro, vai celebrar o 10.º Aniversário da Agência da Curta Metragem (ACM) com a iniciativa “Uma década de curtas”. “Passeio de Domingo” (2009), de José Miguel Ribeiro, “Antes de Amanhã” (2007), de Gonçalo Galvão Teles, “Fim-de-semana” (2007), de Claúdia Varejão e “Kalkitos” (2002), de Miguel Gomes, são alguns dos projectos que vão ser apresentados.

Cada dia tem uma temática diferente. O dia de hoje, quinta-feira, é dedicado aos “Afectos”. Sexta é o dia dos “Dez Anos de Animação”; No sábado é a vez de “Na Família”; “Fluxos, Música no Coração e Travelogues” são os temas de 6, 7 e 8 de Maio, respectivamente.

Criada em Janeiro de 1999, a Agência de Curta Metragem nasceu da colaboração da cooperativa Curtas Metragens, Cooperativa de Produção Cultural, CRL. A instituição é responsável pela organização do Festival de Curtas de Vila do Conde, que conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

O Cinema Nun’Álvares reabriu em Dezembro de 2009, após uma paragem de quase quatro anos. A sala tem uma capacidade de 192 lugares e mais de 60 anos de história.