O quinto dia dos Campeonatos Nacionais Universitários foi dominado pela Associação Académica de Coimbra (ACC), que conquistou três medalhas de ouro, dominando por inteiro na modalidade de Rugby 7’s, onde venceu tanto em masculinos como em femininos. Mas seria no badminton que a AAC conquistaria a terceira medalha de ouro do dia.

Há três anos consecutivos que a “briosa” conquista o ouro em rugby masculino nos CNU e, desta vez, conseguiu também o primeiro lugar em feminino. Desta forma, as equipas da “briosa” dominaram por completo o relvado do Complexo Desportivo de Leça da Palmeira.

Com uma táctica bem organizada e grande velocidade e imponência física, as equipas de Coimbra impuseram-se sobre todos os adversários. Sérgio Franco, treinador da equipa masculina, já esperava “não ter dificuldades nesta competição”, lamentando, no entanto, a ausência “dos jogadores de alto nível da Universidade de Lisboa”. Por sua vez, Luís Carvalho, treinador do feminino, elogiou as suas atletas, “cumpridoras” e “esforçadas”.

A Universidade do Porto (UP) apenas marcou presença com uma equipa no rugby feminino, conseguindo um honroso terceiro lugar.

Finais de badminton e ténis de mesa ao mesmo tempo

Ao mesmo tempo que o relvado foi conquistado pelo rugby, a AAC também garantia a medalha de ouro em equipas mistas de badminton no pavilhão. O trio de Coimbra contava com Ana Moura, atleta olímpica em Pequim 2008, que deu um enorme contributo para a vitória dos estudantes na prova.

No ténis de mesa, a história foi diferente. As medalhas de ouro de equipas masculinas pertenceram aos atletas Tiago Viegas e Bernardo Law, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico de Lisboa. Nas equipas femininas, coube a Ana Resende e Sofia Martins levar a medalha dourada para a Universidade da Beira Interior. Uma das jogadoras, Ana Resende, confessou que o segredo da vitória foi o “grande trabalho de equipa”.