As crianças vão ser as protagonistas na comemoração do primeiro aniversário do Sea Life, dia 20 de Junho. Com o próposito de transmitir a mensagem de que é “importante conservar e perservar os oceanos”, 4500 crianças vão formar um coral humano na zona do Castelo do Queijo, junto ao Sea Life.

O projecto está a cargo de uma equipa de jovens estudantes e ex-estudantes da Faculdade de Belas Artes. Patrícia Oliveira está no primeiro ano do Mestrado de Escultura da FBAUP e é a directora criativa do evento.

Número de pessoas envolvidas no coral humano

Crianças – 4500

Ciclistas – 200

Monitores – 250

Assistentes – 500

Coordenadores – 12

As crianças que formarem o coral humano vão movimentar-se, como conta Patrícia Oliveira, em linhas “diagonais, perpendiculares e paralelas” e o “posicionamento de coordenadores, monitores e assistentes funciona mediante essas linhas”. Assim, continua Patrícia, “se toda a gente estiver em sintonia”, vai ser “fácil” ver o coral humano.

O projecto de criar o coral humano para comemorar o primeiro aniversário do Sea Life já está a ser implementado desde o dia 28 de Janeiro. Actualmente, “já há protocolos assinados com diversas escolas do ensino básico” e, no total, já há “78 escolas confirmadas”. A Escola de Famalicão é uma das escolas participantes neste evento. A escola está responsável por, segundo Patrícia Oliveira, “compor uma composição sonora”, “gravar sons que tenham uma identificação à imagética do fundo dos oceanos” e, ainda, “apresentar uma música” no dia do evento.

A formação do coral humano composto por crianças pretende ser um sucesso, sendo já um evento candidato ao ao livro de recordes mundiais “Guiness”. Patrícia Oliveira “acredita” que este evento “pode fazer a diferença”.