A Nave Prof. Costa Pereira, no Centro de Congressos de Matosinhos, acolheu a final de Futsal Feminino. A Académica de Coimbra sagrou-se campeã.

A primeira parte da partida terminou com as duas equipas empatadas a zero golos. Foram vinte minutos de equilíbrio para ambos os lados, pertencendo, no entanto, as melhores oportunidades de golo à equipa da Briosa, que fluía melhor o seu ataque e pressionava cada vez mais as atletas do ISMAI.

Os golos só surgiram no segundo tempo. As jogadoras de Coimbra entraram na segunda parte mais concentradas e convictas e conseguiram marcar logo ao primeiro minuto. O golo das adversárias fez despertar o ISMAI, que teve mais sucesso no contra-ataque, e chegou ao empate a meio da segunda parte, levando a partida para o prolongamento. Foram duas partes de um nervosismo tal, que até o treinador adjunto da equipa da briosa sofreu uma quebra de tensão e foi prontamente assistido pelos paramédicos da Cruz Vermelha que estavam no local.

Tal e qual como no tempo regulamentar, o golo que daria a vitória à AACoimbra surgiu aos trinta segundos da segunda parte do prolongamento. A partir daí, e com apenas quatro minutos a separarem as atletas do ouro, as jogadoras coimbrãs geriram o resultado até ao final, perante a impotência de uma cansada equipa do ISMAI.

No final, a festa coube à AACoimbra. Catarina Marques, capitã de equipa, feliz com o resultado, frisou que foi um jogo “muito sofrido” e destacou as suas colegas de equipa, afirmando que deram tudo pela vitória. Por seu turno, o treinador Ricardo Marques, entende que a vitória foi uma recompensa do “muito trabalho” das suas atletas e que o ISMAI foi um “justo vice-campeão”.