Foi sem grandes surpresas que se apuraram os vencedores de andebol. No masculino, a Universidade do Minho venceu por margem larga a selecção do ISMAI. 37-25 foi o resultado final.

O treinador Gabriel Oliveira explica esta diferença no marcador com a qualidade do plantel que tem ao seu dispor. Segundo o técnico explicou ao JPN, é possível “durante os 60 minutos manter a qualidade, mesmo rodando a equipa”.

Para Gabriel, a equipa é forte porque, por um lado, “tem a sorte de estar numa zona em que as escolas de formação são muito boas”. Por outro lado, porque a relação que se criou fortalece o colectivo.

Na competição feminina, foi a UP que mais uma vez venceu. A final foi disputada com a Académica de Coimbra, numa partida que terminou com uma diferença de nove golo: 30-21, para equipa do Porto.

Segundo Luísa Estriga, “ganhou quem tem a melhor equipa, quem conta com as melhores jogadoras”. Para a treinadora da equipa, a UP também é beneficiada por estar numa “região onde o andebol está muito desenvolvido”. São as próprias jogadoras que ajudam a captar outras atletas de grande qualidade, criando-se uma mística em volta desta equipa. “Ano após ano, temos cada vez mais jogadoras e melhores”, referiu Luísa Estriga.

Passaporte para os Europeus

Com a vitória do Campeonato Nacional, a UP e a U.Minho apuraram-se para os Campeonatos Europeus que se vão realizar no Chipre entre 14 e 20 de Junho.

A treinadora da Universidade do Porto considera difícil vencer os Europeus, até porque “há equipas de outros países que jogam nos campeonatos nacionais com condições de treino e de captação bem melhores”.

Luísa Estriga fala em “dificuldades em melhorar a equipa do ponto de vista ofensivo” pela “falta de condições de trabalho sistemático ao longo do ano”. A técnica acredita, no entanto, que, no futuro, pode ser possível lutar pelo primeiros lugares da Europa, uma vez que “a equipa está a melhorar”.

Já para Gabriel Oliveira, da UM, a vitória num campeonato europeu é um objectivo bem mais real, até porque a sua equipa foi vice-campeã na época passada. “Vamos entrar nos jogos sempre para ganhar”, refere. Mas, apesar da ambição de vitória, o treinador salientou que, para já, a equipa vai “descansar e festejar só depois se vai planear o Europeu”.