A Universidade do Porto foi a grande vencedora dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de 2010. Com um total de 48 medalhas conquistadas, entres as quais 22 de ouro, 13 de prata e 13 de bronze, a UP bateu todas as instituições que participaram nos CNU ´10, conseguindo arrecadar um total de medalhas muito superior às restantes.

Nas doze modalidades em que participou, a UP só não conseguiu subir ao pódio nas modalidades de basquetebol, badminton e ténis de mesa. Destaque para a primeira participação da UP na competição de tiro com arco, conseguindo logo o 3.º lugar através da atleta Ana Miranda, na categoria feminina.

Em segundo lugar ficou a Universidade de Lisboa com 26 medalhas e, em terceiro lugar, ficou a Associação Académica de Coimbra, conquistando 22 medalhas. No entanto, os estudantes da “briosa” arrecadaram mais uma medalha de ouro e duas de bronze que a Universidade de Lisboa.

Total de Medalhas:

U.Porto 48 U Lisboa 26 AAC 22 IPPorto 15 Nova 13 AAUM 12 IPLeiria 10 AEFMH 9 AAUMa 7 10º AAUTAD 7

“Conseguimos manter o nível do ano passado”

Depois da passada edição ter sido considerada “um dos melhores campeonatos de sempre”, o nível não desceu este ano. Para André Couto, da Federação Académica de Desporto Universitário, conseguiu manter-se “o nível do ano passado, que era o maior objectivo”.

Tal como no ano passado, os campeonatos foram um sucesso e alguns pormenores foram ainda corrigidos, como explica André Couto. No que respeita à competição, “a FADU está contente, porque sente que houve maior envolvência, melhores jogos, equipas mais organizadas e com maior qualidade”.

Aurora Cunha, madrinha do evento, considera também que os CNU’10 “têm sido positivos em termos competitivos”. “Espero que, acima de tudo, todos os estudantes se tenham divertido e tenham aprendido o lema de saber perder e saber ganhar”, salienta a ex-olímpica, no último dia dos Campeonatos.

Apesar do sucesso, há pontos que de futuro poderiam ser melhorados. Há, no entanto, condicionantes que impedem que se aumente a qualidade, refere o presidente.

“A FADU tem um orçamento baixo para o que faz. Com um orçamento maior, há coisas que poderia melhorar”, salienta André Couto, enumerando as áreas que poderiam ser optimizadas. A verdade é que “não tem sido politica do Governo” apoiar aquela que é uma das instituições responsáveis pela organização dos CNU, queixa-se o responsável pelo evento.

Apesar do ambiente de convívio que reinou durante as competições, foram apontadas críticas às diferenças dos regulamentos dos Campeonatos Universitários em relação aos regulamentos das federações. Às críticas, o responsável da FADU explica o porquê dessas disparidades.

É, agora, tempo de fazer um balanço para que, no próximo ano, a qualidade da competição aumente. André Couto garante estar “certo que se vai conseguir melhorar e preparar bem a próxima época”.