Lourdes Fernández apresentou, na manhã de ontem, a sua demissão do posto de directora da Arco, a Feira Internacional de Arte Contemporânea, que se realiza todos os anos em Madrid.

Segundo divulga o “El Mundo“, fontes da IFEMA, a instituição que gere a feira, mostraram-se surpreendidos com a decisão.

Fernández optou pela demissão depois de estar quatro anos à frente da organização da ARCO. Os desentendimentos entre Lourdes Fernández e os órgãos que encabeçam a IFEMA, aliados aos fracos resultados económicos das últimas edições propiciados também pela forte crise financeira, terão estado no origem da decisão da agora ex-directora.

IFEMA aceita decisão

Através de um curto comunicado, divulgado pelo jornal espanhol “ABC“, a IFEMA afirmou respeitar a decisão tomada por Lourdes Fernandéz.

“Agradecemos o contributo que deu à ARCO e reiteramos o nosso desejo de continuarmos a trabalhar com o sector [da arte contemporânea] na definição do melhor modelo de Feira para encarar os desafios futuros.” Na mesma nota de imprensa, a entidade indica que anunciará em breve a sucessão para o cargo de Fernández.

A Feira fica para já sem director, três meses depois do último evento. A trigésima edição acontece em Fevereiro de 2011, entre os dias 16 e 20 de Fevereiro.