Foi um ambiente oriental o que invadiu na quinta-feira o átrio de Química da Reitoria da Universidade do Porto (UP). Demonstrações de dança tailandesa, muay thai (kick boxing tailandês), massagens tailandesas e petiscos da gastronomia local envolveram os presentes numa atmosfera mágica, na inauguração da exposição “Tailândia, Rostos e Paisagens” de Miguel Valle de Figueiredo e José Pinto Ribeiro.

Dezenas de fotografias captadas pelos dois fotógrafos na Tailândia estão agora em exposição no Porto, depois de já terem passado por Lisboa, Sines e Setúbal. Trata-se de uma viagem pelas cores, pelas tradições e pelas pessoas, com o “objectivo de mostrar a Tailândia e todo o seu ambiente”, refere José Pinto Ribeiro, em entrevista ao JPN.

Depois do sucesso da exposição mais a sul, “especialmente no Museu do Oriente, em Lisboa”, José Pinto Ribeiro considera que o átrio de Química da Reitoria da UP é “o sítio mais bonito em que a exposição já esteve”.

A UP mantém “óptimas relações com a Tailândia”

A Universidade do Porto acolhe esta exposição, fruto de uma parceria com a Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal e a Embaixada do Reino da Tailândia, em comemoração dos 500 anos de relações comerciais entre os dois países.

Segundo Manuel Janeira, pró-reitor responsável pela pasta da Cultura, esta parceria faz todo o sentido, confirmando as “óptimas relações da UP com a Tailândia”. De facto, assegura, a Tailândia representa uma das mais importantes comunidades entre os estudantes estrangeiros que frequentam a Universidade.

Esta exposição na Reitoria tem como objectivo não só “promover os museus, mas também trazer até à Universidade outras exposições, outras culturas e outras iniciativas que lhe permitam abrir-se à cidade e à região e projectar o seu nome”, diz o pró-reitor.

Manuel Janeira afirma, ainda, que todo o programa cultural da UP “é para a comunidade académica, mas também para o público em geral e, sobretudo, para a cidade”.

“Tailândia, Rostos e Paisagens” pode ser visitada até dia 22 de Maio, de terça-feira a sábado, das 11h00 às 18h00. A entrada é livre.