A 2.ª edição do Porto.come começa amanhã, terça-feira, com a “Rota da Gosto”. Durante vinte dias, turistas e portuenses vão poder provar as especialidades do norte de Portugal, como Bacalhau à Gomes Sá, Rojões à Minhota e Tripas à Moda do Porto.

A iniciativa conta com a colaboração de 25 restaurantes portuenses. A acompanhar este roteiro histórico e gastronómico vai estar Germano Silva com “Passeios do Gosto”.

A 21 de Maio principia a “Feira de Gastronomia e Vinhos a Norte”. A Alfândega do Porto vai receber centenas de restaurantes de 60 concelhos do norte do país com o objectivo de divulgar e promover o turismo cultural nortenho.

Aliado a esta exposição, o Congresso Internacional de Gastronomia vai decorrer a 28 e 29 de Maio, também na Alfândega do Porto.

O fim-de-semana de 22 e 23 de Maio é também dedicado à mostra de pratos e de vinhos. O objectivo é evidenciar a qualidade e a excelência da cultura gastronómica do Norte.

Cozinhar e comer

A arte de cozinhar e de comer vai ser explorada entre 27 e 30 de Maio. Para quem gosta de provar, a iniciativa Porto.come organiza um “Salão do Gosto”, apresentando diferentes produtos e marcas e até uma zona gourmet. Os mais curiosos quanto à preparação dos pratos vão poder participar na “Academia do Gosto”. A partir das 14h00, os visitantes podem integrar workshops, oficinas, degustações e até ouvir a experiência de chefes de cozinha.

Diariamente, entre as 16h00 e a meia-noite, os turistas vão poder beber um copo de vinho e provar alguns petiscos nas esplanadas com vista para o Rio Douro. A hora de jantar vai contar com a presença de chefes de cozinha nacionais e internacionais que trazem novidades gastronómicas e vínicas.

O projecto Porto.come é organizado pela Nomore em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer.