André Pimentel Barbosa, 27 anos, aluno de Enologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e “jovem empreendedor”. Com a experiência adquirida no curso e a paixão pela área, quer “desenvolver a região, ajudando pequenos produtores”. Promover o vinho do Douro e, em especial, o vinho do Porto – “único no mundo” – são os objectivos do estudante da UTAD.

Recorreu ao apoio do Gabinete de Pré-Incubação, resultado da parceria entre a UTAD e o Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD) , sendo o primeiro a criar uma empresa neste programa. O apoio aos projectos contempla algumas questões logísticas e facilita o acesso a contactos, mas não os subsidia economicamente. Para criar a “Wine Only”, André Barbosa diz não ter precisado de muito investimento económico e admite só vir a obter lucros a longo prazo.

A empresa oferece diferentes serviços e garante todos os processos necessários a pequenos produtores da área vitícola. “Consultoria de enologia, gestão, marketing e webdesign, apoio a ‘enoturismo’ e análise a solos e vinhos” são alguns dos serviços apontados por André Barbosa, em entrevista ao JPN.

A directora da licenciatura de Enologia da UTAD, Ana Oliveira, manifesta o contentamento pela iniciativa do aluno, mas adverte que “é normal os alunos de Enologia da instituição serem reconhecidos nacional e internacionalmente”. A directora aponta o dinamismo como característica fundamental dos alunos que vingaram na área e salienta a “reviravolta que o sector vinícola sofreu nos últimos 25, 30 anos”, muito graças à maior formação dos especialistas da área.

A apresentação oficial da empresa é na Quinta da Barca, em Esposende, num evento que associa a prática do golfe à prova de vinhos. A simbiose entre o vinho e desporto percebe-se quando André Pimentel Barbosa confessa ao JPN ser um jogador de golfe e “ter de começar por algum lado”. Escolheu, assim, este “modelo de evento” para a “prova-debute” da “Wine Only”, dia 15 de Maio.