A edição 2009/2010 da Liga Europa conhecerá o seu vencedor na noite de hoje, quarta-feira. Frente a frente estarão o histórico Atlético de Madrid, depois de uma temporada cheia de oscilações, e o modesto Fulham, equipa revelação da competição.

O favoritismo está do lado dos espanhóis. No entanto, Quique Flores, técnico do Atlético, afasta a pressão, salientando que o que mais importa é que a equipa se preocupe em fazer o seu jogo. Em conferência de imprensa, referiu ainda que o “Fulham tem uma equipa boa e, se está na final, é porque tem valor”.

O treinador terá ao seu dispor o onze-base na máxima força, depois de ter feito descansar sete dos habituais titulares no jogo do passado sábado. Já do lado dos ingleses, a sorte não é a mesma. O treinador Roy Hodgson pode não contar com duas das figuras mais marcantes do plantel: Bobby Zamora, o goleador da equipa que já não joga há duas semanas devido a uma lesão no tendão de Aquiles, e Damien Duff, que está limitado por problemas musculares.

Só o Atlético de Madrid conta no seu plantel com portugueses. Simão Sabrosa e Tiago jogam pelos espanhóis, mas só o primeiro poderá alinhar na final de hoje. Tiago é normalmente titular indiscutível, mas não está inscrito na prova por já ter competido pela Juventus esta época. Já para Simão, esta é a oportunidade de conquistar pela primeira vez um troféu europeu.

O italiano Nicola Rizzoli será o juíz do encontro, auxiliado pelos compatriotas Cristiano Copelli e Luca Maggiano. O quarto árbitro será o também italiano Gianluca Rocchi e atrás das balizas estarão Paolo Taglieavento e Andrea de Marco. A final disputa-se hoje, pelas 19h45.