David Crous Duran, responsável pelo departamento de Relações Públicas da Campanha Europeia de Energia Sustentável, esteve ontem, quarta-feira, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, para explicar e promover os benefícios do programa da Comissão Europeia para as energias sustentáveis.

A abertura da sessão foi feita pela directora executiva da Agência de Energia do Porto (AdE), Maria João Samúdio, que salientou que os vários projectos desenvolvidos na União Europeia (UE) afectam 80 milhões de pessoas e abrangem cerca de 1600 cidades, nomeadamente o Porto, que apresenta um grande número de empresas associadas.

A iniciativa europeia visa “incentivar as mudanças necessárias para um aumento do investimento privado nas tecnologias de energia sustentável” e “divulgar boas práticas”. Durante a apresentação, David Duran mostrou exemplos de empresas portuguesas cujas “boas práticas” lhes “permitem mais credibilidade e reconhecimento” pela Comissão Europeia neste âmbito. É o caso da Sonae Sierra, empresa fundada em Portugal, que recebeu o prémio “Sustainable Energy Europe Awards 2009”.

As Agências de Energia, locais ou regionais, prestam apoio a qualquer instituição interessada em aplicar um sistema energético sustentável. Os objectivos da política energética propostos pela Comissão Europeia têm de ser cumpridos até 2020. Tenciona diminuir-se em 20% as quantidades de CO2, aumentar em 20% a eficiência energética e aplicar a mesma percentagem nas energias renováveis.

Na plateia estavam representantes de municípios, instituições e agências de energias da área do Grande Porto associados à AdE, entre eles a STCP, Metro, LIPOR, etc.