Está de volta a festa da Taça de Portugal, para o seu derradeiro encontro. O FC Porto assume todo o favoritismo, numa partida em que tentará minimizar os efeitos negativos de uma temporada aquém das expectativas ao nível do campeonato.

As equipas:

Num jogo a realizar no domingo, no Estádio do Jamor, às 17h00, as equipas devem alinhar com os seguintes “onzes”:
F.C. Porto – Beto; Fucile, Bruno Alves, Rolando, Álvaro Pereira; Fernando, Guarín, Raúl Meireles, Belluschi; Falcão e Hulk.
Desp. Chaves – Daniel Casaleiro; Danilo, Lameirão, Ricardo Rocha, Eduardo, Bruno Magalhães, Bamba, Samson, Castanheira; Diop e Clemente.

O actual detentor do troféu teve um percurso relativamente tranquilo: Sertanense (4-0), Oliveirense (2-0), Belenenses (2-2, 10-9 g.p.), Sporting (5-2) e Rio Ave (3-1 e 4-0). O único sobressalto terá mesmo sido a deslocação ao Restelo, apenas decidida nas grandes penalidades.

Jesualdo Ferreira tem praticamente todo o plantel à sua disposição. Hélton recuperou no início da semana de uma lesão no dedo e Guarín, jogador que tem estado em destaque pelas boas exibições nas últimas semanas, já treinou também sem limitações, depois de ter contraído uma contusão no pé esquerdo. Assim sendo, apenas os lesionados de longa duração – Mariano, Varela e Rúben Micael – estão indisponíveis para esta final.

Já o Desportivo de Chaves é a grande surpresa desta edição da Taça. A equipa transmontana chega ao jogo decisivo, mesmo numa época em que não evitou a descida da Liga Vitalis. Sem nada a perder, esta equipa vai tentar demonstrar que a chegada ao Jamor não foi nenhum acaso, e irá colocar muitas dificuldades aos dragões.

Para conseguir esta histórica chegada à final, a equipa treinada por Tulipa eliminou, sucessivamente, Amares (2-0), Leça (3-0), UD Serra (2-0), Beira-Mar (1-0), Paços de Ferreira (2-1) e Naval (1-0, 2-1 a.p.). Deixou, assim, pelo caminho, o campeão da Liga Vitalis 2009/2010 e duas equipas que ficaram a meio da tabela na Liga Sagres.

Os flavienses tentarão, agora, vender cara a derrota, ainda que com alguns jogadores importantes lesionados. Em dúvida, está Carlos Pinto, melhor marcador da equipa, e o guarda-redes, Rui Rego.