O Papa Bento XVI despediu-se de Portugal hoje, sexta-feira, pelas 14h00, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, agradecendo a todos os portugueses que o acompanharam ao longo dos quatro dias de visita. “Dou a minha benção a todos os filhos de Portugal”, referiu Bento XVI no seu discurso.

Após a chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde foi aplaudido pelas pessoas presentes, o Papa falou pela última vez aos portugueses, recordando os diferentes momentos da sua visita. O Papa afirmou sentir-se “muito grato” agradecendo a “hospitalidade”. O líder máximo da Igreja Católica agradeceu, também, a “cobertura dos meios de comunicação social”.

Ainda no seu discurso, Bento XVI destaca a “alegria” de “ser testemunha da fé dos portugueses”. Para o futuro, o Papa incentiva o país a “permanecer no humanismo cristão”.

Depois do discurso do Sumo Pontífice foi a vez do Presidente da República agradecer a visita do Papa. Cavaco Silva falou sobre “as impressionamentes molduras humanas” que acolheram Bento XVI nas diferentes cidades.

O Presidente da República considerou a visita do Papa como “um momento marcante” na vida dos portugueses, agradecendo “o carinho” de Bento XVI com os portugueses. Para Cavaco Silva, a presença do Papa “trouxe esperança aos corações agradecidos dos portugueses”.

“Portugal despede-se revigorado pela mensagem de esperança que deixais”, referiu Cavaco Silva no final do seu discurso, salientando que é “com saudade” que os portugueses vêem Bento XVI partir.

Neste momento, o Papa Bento XVI encontra-se a caminho de Roma, prevendo-se que chegue a Roma por volta das 18h00.