Uma nova nuvem de cinzas vulcânicas está, mais uma vez, a perturbar o espaço aéreo europeu. O Reino Unido e a Irlanda voltaram a ser os países mais afectados, mas esta terceira nuvem já se está a deslocar para a Europa central.

Acompanhe a nuvem:

São vários os organismos que têm os olhos postos na pluma de cinzas. A EUROCONTROL tem constantes actualizações no Twitter sobre a nuvem vulcânica. A organização europeia de satélites meteorológicos (Eutmetsat) tem acompanhado a evolução da situação, divulgando imagens de satélite. Também o Serviço de Meteorologia britânico tem actualizações, pelo menos, a cada seis horas sobre o posicionamento da nuvem.

Segundo informa a agência “Reuters“, os aeroportos de Amesterdão e Roterdãooptaram por encerrar todas as suas operações desde as 06h00 até às 16h00 (uma hora menos em Lisboa).

O Reino Unido e a Irlanda foram os países mais afectados durante o fim-de-semana. Os aeroportos de Heathrow, o mais movimentado da Europa, e Gatwick estiveram encerrados, esta madrugada, entre a 1h00 e as 7h00. Ainda assim, os dois maiores aeroportos de Londres já começaram a operar os primeiros voos, embora sob fortes restrições.

Mais de 100 mil voos cancelados

A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (EUROCONTROL) informou que o aeroporto de Gatwick vai manter-se encerrado para chegadas pelo menos até às 13h00 de hoje e que à tarde as aproximações à pista vão estar limitadas a 30 por hora.

Alguns aeroportos da Escócia estiveram também encerrados ao longo do fim-de-semana e as pistas de Aberdeen, Farnborough, Edimburgo, Inverness, Cardiff, Swansea, Bristol e Dublin permanecem interrompidas.

Segundo informa a edição online do “El País“, estas novas perturbações devem manter-se até quarta-feira e é possível que se alastrem a outros países.

Desde que o vulcão entrou em erupção, mais de 100 mil voos foram cancelados em toda a Europa ao longo do último mês. Estima-se que as companhias aéreas já tenham perdido mais de 1,7 mil milhões de dólares, segundo comunica a Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA).