Eram 6h15 da madrugada (menos uma hora em Lisboa), quando os três elementos da ETA foram surpreendidos pela polícia francesa. Os gendarmes, em colaboração com a Guarda Civil Espanhola, detiveram, na localidade de Baiona, sul de França, aquele que se acredita ser o “número um” da ETA, Mikel Kabikoitz Carrera Sarobe, também conhecido como “Ata”.

Segundo informa a edição online do “El País“, citando fontes da Luta Antiterrorista, um dos outros elementos detidos é Arkaitz Agirregabiria. Trata-se de um dos presumíveis autores do assassinato do polícia francês, nos arredores de Paris, em meados do mês de Março. O “El Mundo” avança que a terceira detida é Maite Aranalde, fugida da polícia espanhola desde Setembro de 2009, quando um erro judicial francês, relacionado com a perda de documentos, precipitou a saída da etarra após o pagamento de uma fiança de 12 mil euros.

Detidos durante uma reunião

Segundo as mesmas fontes, os elementos da célula terrorista foram surpreendidos pela operação policial enquanto realizavam uma reunião numa vivenda em Baiona. Contudo, não ofereceram resistência no momento da detenção. Ainda assim, os três detidos estavam armados.

A operação foi dirigida pela Direcção Central de Informação do Interior da Polícia francesa em colaboração com a Guarda Civil espanhola e o Centro Nacional de Inteligência (CNI) do governo espanhol.

A polícia acredita que Mikel Kabikoitz, de 37 anos, era o actual chefe da organização terrorista, depois da detenção do seu antecessor Ibon Gogeascoechea, em Fevereiro, em Cahan, no Norte de França. Kabikoitz está indiciado pelo transporte de explosivos e por ter levado a cabo vários atentados nas cidades de Saragoça e Navarra, dos quais resultou a morte de cinco pessoas.

Tal como divulga o “El Mundo“, há ainda provas de que Kabikoitz está implicado na construção da base da ETA, em Óbidos, Portugal, depois de ter participado na formação de outros três comandos no País Basco.

Um quarto presumível etarra detido em Urrugne

Esta madrugada foi também detido um quarto membro do corpo da organização terrorista. Benoît Aramendi, de nacionalidade francesa, foi capturado na localidade de Urrugne, uma povoação a cerca de 30 quilómetros de Baiona, minutos depois da detenção dos outros três suspeitos.

Esta é já a sexta vez em dois anos que cai o comando da organização terrorista. Só em 2010, já foram presos cerca de 50 presumíveis elementos da ETA, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior espanhol.