Em breve os turistas poderão ser guiados através de SMS pela cidade do Porto. O projecto chama-se Naviporto, mas ainda não é comerciável. Foi desenvolvido, em 2008, por dois estudantes da Universidade do Porto (UP), no AICOS – Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistiva, e pretende passar a ideia que a ciência pode ser útil à sociedade.

Manuel Silva, da Faculdade de Ciências da UP, um dos autores do projecto explica ao JPN que a tecnologia vai permitir que o utilizador do Andante crie uma rota com todos os locais de interesse da cidade do Porto.

Francisco Nunes, da Faculdade de Engenharia da UP, o outro autor do projecto revela que, com um baixo de custo de operação, as pessoas poderão ser guiadas através de um serviço de mensagens e, assim, chegar rapidamente aos locais pretendidos na cidade.

Miguel Barbosa, director executivo do AICOS refere ao JPN que o projecto ajudou a demonstrar que o Centro de Investigação pode acrescentar algo mais, em termos de qualidade tecnológica, à Região Norte. O director afirma que o custo desta operação é muito baixo, o que poderá atrair muitos utilizadores.

Os responsáveis da CMP gostaram do projecto, assegura Miguel Barbosa, mas, para ser possível comercializar a tecnologia, é necessário que a Metro do Porto, a STCP e as instituições de turismo aceitem o projecto e autorizem a inclusão da informação.

Artigo corrigido às 15h52 de 25 de Maio de 2010