Foi no âmbito do Seminário de Comunicação Política que Rodrigo Moita Deus, director da agência de comunicação Next Power, apresentou, segunda-feira, aos alunos de Ciências da Comunicação a conferência “Os Políticos São Todos Iguais”. A palestra teve como “fio condutor” a exibição de um programa de personal coaching desenvolvido para os políticos.

Para Rodrigo Moita Deus, o conhecido representante do blog “31 da Armada”, o “preconceito é a palavra mais importante na comunicação política”. Preconceito é, neste contexto, encarado como a imagem que retemos na memória sobre determinada pessoa, reagindo a estímulos de dor ou prazer. Segundo o conferencista, consoante o estímulo, o preconceito que retemos na memória sobre essa pessoa vai ser bom ou mau e fazer com que uma pessoa fique condicionada pela imagem que retém da pessoa em primeira instância.

Tendo isso em conta, o personal coaching dos políticos baseia-se nestes conceitos pois, segundo Rodrigo Moita Deus, “a imagem transmite confiança e a imagem passa uma mensagem”. Como o objectivo de um político é fazer passar uma boa imagem para o seu eleitorado, a linguagem e o estilo podem ser construídos e treinados a partir de um plano específico de comunicação. O objectivo é que, reagindo a um estímulo de prazer provocado por uma acção, o eleitorado fique condicionado por um bom preconceito sobre o político.

“Os políticos tiveram de adaptar o seu estilo e a sua linguagem a uma nova realidade”, explica Moita Deus. Com base nesta asserção, o director estabelece uma ligação com as novas tecnologias de comunicação, pois, para o conferencista, “o online é um amplificador de preconceitos”. Tal afirmação pode ser comprovada, diz, pelos estudos de mercado de audiência entre os meios de comunicação impressa e na Internet.

Hoje em dia, a rede é o melhor meio de difusão da imagem e da mensagem de um político, tendo em conta que, segundo Rodrigo Moita Deus, existe “um ciclo de propagação de ideias” que tem início nos blogues ou media sociais e abrange toda a Internet, fonte de informação dos meios convencionais. Por isso mesmo, as pessoas vão absorver essa informação, dando origem à opinião pública, com o objectivo de esta ser favorável ao político.

No final, Rodrigo Moita Deus deixou cerca de vinte ingredientes de uma receita para se criar um político credível e capaz de enfrentar as diferentes situações. “Sorrir, ser sexy, olhar sempre nos olhos, falar no plural, não ignorar a audiência e ter sempre escapes para o nervosismo” são alguns dos conselhos para quem quer fazer política e ter sucesso.