A ministra do Trabalho e Solidariedade Social, Maria Helena André, esteve, sexta-feira, no Porto, onde elogiou o programa Novas Oportunidades, que considera “exemplar” por conceder outras hipóteses “de entrada no mercado de trabalho”.

“É uma oportunidade única para ultrapassar o défice de qualificação da população” e, por isso, o Governo não vai “reduzir a despesa na valorização das competências dos portugueses”, garantiu.

Na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Maria Helena André presidiu à cerimónia de a href=”https://jpn.up.pt/imagens/educacao/entrega_diplomas.jpg” title=”entrega”>entrega dos diplomas a 365 alunos que concluíram os níveis básico e secundário, no ano de 2009, no Centro Novas Oportunidades do CENATEX II.

A sessão contou também com a presença do presidente da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, Alexandre Pinheiro, que aproveitou para deixar uma mensagem à tutela: “Tem de ajudar a criar mais emprego, colaborando com todas as empresas e aligeirando todos os processos burocráticos. Só em conjunto podemos conseguir mais emprego e mais formação.”

Já o director adjunto da DREN, Manuel de Oliveira, dirigiu-se aos recém-diplomados, dizendo que o “esforço foi reconhecido”, e, por isso, espera que “não parem de aprender”.

O Programa Novas Oportunidades tem como objectivo alargar a escolaridade mínima dos portugueses, jovens e adultos, até ao 12.º ano de escolaridade. A sessão contou ainda com a presença de Oliveira Santos Silva, coordenador da Equipa das Novas Oportunidades, e de Maria Carmo Gomes, vice-presidente da Associação Nacional para a Qualificação.