Fernando Nunes Ferreira é o novo Provedor do Estudante da Universidade do Porto (UP). O professor da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP) tomou posse, sexta-feira, na reitoria, e sucede assim a Maria de Lurdes Correia Fernandes, que desempenhou o cargo durante quatro anos.

Na sessão, o novo Provedor do Estudante avançou alguns dos objectivos que vai perseguir. “Uma das primeiras iniciativas a adoptar é abrir um espaço para uma visita informal do aluno ao provedor, para discussão dos seus problemas.”

Na opinião de Fernando Nunes Ferreira, uma das fragilidades existentes no cargo é o facto de as actividades do Provedor do Estudante não estarem visíveis aos alunos. “Um estudante que normalmente aceda ao espaço de informação da sua faculdade não tem uma referência ao provedor e isso é necessário mudar”.

O novo provedor lembra que o “provedor do estudante não vem substituir nada”, mas sim “complementar o que já existe nas faculdades”. Quando os estudantes “encontrarem problemas”, devem, primeiro, recorrer às faculdades e, “só em último lugar, é que o provedor deve intervir”.

Apesar dos elogios ao trabalho da sua antecessora, o Fernando Nunes Ferreira lembrou “que no quadro actual o Provedor do Estudante tem obrigação de fazer muito mais”.

Fernando Nunes Ferreira confessa que espera “muito dos estudantes neste trabalho” e está “totalmente ao dispor do que eles precisarem”. Fará, por isso, “tudo para cumprir esta nova tarefa”.