O passeio marítimo de Algés abre hoje, quinta-feira, as portas para mais uma edição do festival Optimus Alive!. Durante três dias, vão passar pelos palcos do recinto diversas bandas de renome que prometem dar espectáculo.

No primeiro dia, os escoceses Biffy Clyro abrem as hostilidades no palco principal às 18h00, seguidos dos portugueses Moonspell. Alice in Chains, Kasabian e Faith No More são os grandes nomes que finalizarão o primeiro dia de actuações no palco Optimus.

JPN no Alive!10

O JPN vai estar todos os dias no Optimus Alive!10. Acompanhe connosco todos os momentos do festival e reveja as actuações através da tag Festivais.

O palco secundário não fica atrás e está, também ele, recheado de bandas importantes. Devendra Banhart, Florence + The Machine, The Drums, Calvin Harris, Burns, La Roux e The XX prometem dividir muitos corações, obrigados a optar entre as diversas bandas a actuar ao mesmo tempo nos dois palcos. O palco Optimus Clubbing também promete animar Algés, com actuações de Aeroplane, Youthless, Proxy ou Shit Robot.

No dia 9, sexta-feira, as honras de abertura do palco Optimus cabem aos JET, banda bastante conhecida dos portugueses, que abrem para os Mão Morta. Os Manic Street Preachers são os senhores que se seguem, uma das actuações mais aguardadas. Aos Skunk Anansie caberá a tarefa de preparar o público para os Deftones, que fecham o segundo dia de concertos no palco principal.

Mais uma vez, o palco Super Bock captará, também, muita atenção dos festivaleiros, com concertos de Holy Ghost!, Steve Aoki ou The Gossip, por exemplo. Já pelo palco Optimus Clubbing passarão, no segundo dia, bandas como Buraka Som Sistema, Zombies for Money ou Macacos do Chinês.

Pearl Jam esgotam último dia de festival

Finalmente, o terceiro e esgotadíssimo último dia de Optimus Alive!10 é o mais esperado, muito por “culpa” dos Pearl Jam, que terminam em Portugal a sua tour europeia. A banda, que regressa ao festival depois de ter passado pela edição de 2007, será precedida das actuações de Gomez, Dropkick Murphys e Gogol Bordello. Para finalizar a noite, os mais resistentes têm à sua espera LCD SoundSystem.

O palco secundário recebe, no sábado, bandas como Sean Riley & The Slowriders, Crookers , Boyz Noise e a irreverente Peaches. O palco Optimus Clubbing termina em beleza com actuações dos Homens da Luta, Micro Audio Waves, Noiserv e uma actuação especial de Legendary Tigerman, que contará com diversas artistas (Maria de Medeiros , Cibelle e Peaches são apenas alguns dos exemplos).

Para além dos habituais três palcos, o Optimus Alive!10 inaugura um conceito que, diz a organização, é inovador. “O Optimus Alive!10 orgulha-se de ser o primeiro festival do Mundo com um Palco Virtual”, pode ser lido no site oficial do evento. Durante os três dias do evento, diversos artistas nacionais farão actuações virtuais “num universo paralelo recriado a partir da tecnologia utilizada por artistas como os Gorillaz”.