Faith No More e Alice in Chains eram os grandes nomes que compunham o cartaz do palco Optimus no dia 8, mas uma audiência dividida repartiu-se entre a ampla plateia principal e a tenda que alberga o palco Super Bock. Esta acabou por se mostrar insuficiente face à previsível afluência de espectadores, tendo em conta o actual mediatismo dos artistas que nela actuaram.

Com os bilhetes para o último dia esgotados e intermináveis filas à porta, o festival arrancou com os Local Natives. Os músicos de Los Angeles contaram com o acompanhamento de um núcleo de fãs, ao qual se foram juntando cada vez mais curiosos atraídos pela energia californiana da banda. E, a partir desta actuação, o espaço demarcado pela tenda da Super Bock foi enchendo progressivamente.

Os nova-iorquinos The Drums actuaram para uma plateia bem composta que se movia ao ritmo das suas músicas acompanhando a animação dos artistas em palco. The Drums deixaram o palco com o público animado com as mãos no ar.

Depois dos frenéticos passos de dança de The Drums, o (actualmente menos) excêntrico Devendra Banhart contagiou a audiência, que já ultrapassava os limites da tenda, com a sua habitual descontracção e boa disposição. Vestindo uma T-Shirt de Caetano Veloso e os Mutantes, o artista norte-americano surgiu com cabelo e barba curtos, diferentemente do seu look hippie habitual. O mais recente trabalho do artista folk chama-se “What Will We Be” e foi lançado no ano passado.

Florence and the Machine era um dos nomes mais esperados no palco secundário. Descalça e vestida com um longo vestido branco, a artista de cabelo vermelho dançou e saltou pelo palco, aceitou uma coroa de flores de um fã e usando uma baqueta como batuta para dirigir os gritos do público que tentava, em vão, caber dentro do espaço demarcado. A britânica Florence Welch animou os fãs, respondendo aos pedidos de interpretação do seu maior êxito: “You’ve Got the Love”, entre outros temas cantados em conjunto com os fãs.

A estreia adiada de La Roux em Portugal

Durante as duas actuações que se seguiram, a plateia do palco Super Bock ficou totalmente sobrelotada, com a audiência a entrar pela zona de restauração para conseguir assistir aos concertos dos londrinos The Xx e do duo La Roux.

Depois de terem esgotado a Casa da Música e a Aula Magna, os The Xx regressaram a Portugal, onde foram esperados por um mar de fãs. O público juntou-se à volta do palco secundário para ouvir a voz suave e melancólica de Romy Madley Croft e as melodias serenas da banda, num concerto marcado por este mesmo ritmo.

Num andamento bastante diferente, a dupla britânica La Roux manteve a audiência animada e em constante movimento e entusiasmo durante a sua actuação, depois do cancelamento de dois concertos em Portugal. Com o característico cabelo ruivo, Ellie Jackson contou com o acompanhamento da multidão ao cantar os refrões de “In For the Kill” e “Bulletproof”.

Coincidindo com a actuação dos grandes cabeças-de-cartaz da noite, Faith No More, subiram ainda ao palco secundário Calvin Harris e Burns, em formato DJ Set.

Notícia actualizada a 11 de Julho