O Porto voltou a ser o palco de mais uma International School on Digital Transformation. Como já tinha sido preconizado o ano passado, o objectivo desta escola internacional pós-graduada é o de ajudar a mudar o mundo através das potencialidades dos media digitais.

Esta escola de verão, organizada pela Universidade de Austin, Texas, ao abrigo do programa UT Austin-Portugal, teve lugar entre os dias 26 e 30 de Julho. Inicialmente marcado para a reitoria, o encontro teve de ser mudado para um hotel devido à onda de calor que atingiu a cidade nas últimas semanas.

Na iniciativa participaram dezenas de alunos, de inúmeras nacionalidades, que partilharam uns com os outros os projectos e experiências que realizam nos seus países e nas suas áreas de actividade, sempre tendo como tema geral a transformação que o digital opera no mundo.

Artur Pimenta Alves, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (UP), entende que a iniciativa é “muito positiva” porque “todos adoram o contacto directo com pessoas com experiências e backgrounds diferentes”. “Temos pessoas de informática, das ciências sociais, do jornalismo, do design… quer a dar as aulas, quer na assistência”, explica. As dezenas de participantes são, depois, divididas em grupos e têm de trabalhar em conjunto num projecto e apresentá-lo. “É muito enriquecedor e todos os participantes ficam conquistados”, diz, acrescentando que “se aprende muito com esta interacção de pontos de vista”.

“Contacto directo” potencia “colaborações internacionais”

Igual opinião tem o professor da Universidade do Texas e director do curso, Gary Chapman. “Há muitas pessoas que se conheceram aqui e estão a aprender acerca do trabalho uns dos outros, formando colaborações internacionais”, entende.

Mas nem só os alunos aprendem com a experiência. Os próprios organizadores norte-americanos têm tentado beneficiar das sinergias criadas em Portugal. “Estou espantado com o trabalho avançado que se faz aqui, mas infelizmente penso que muito pouca gente nos EUA tem a noção da qualidade dos trabalhos desenvolvidos em Portugal”, explica. “Cabe-nos também a nós ajudar nessa divulgação”, entende.

Susana Barreto, uma das organizadoras da edição deste ano, confessa que está a “gostar imenso” da experiência, que considera “fantástica”. A designer destaca a vontade dos alunos de se reunirem “nas horas vagas” para “discutir assuntos de interesse” como uma mais valia da iniciativa. Os assuntos dos grupos, apesar de envolverem a mesma temática, não podiam ser mais diferentes. “Campanhas criativas, políticas nos media sociais, hacking…os projectos são muito diferentes”, revela.

As actividades de colaboração entre a UP e a UT Austin não ficam, no entanto, por aqui. O próximo projecto de colaboração entre as duas universidades é “um festival sobre digital media and local coaches”, que vai decorrer de 12 a 17 de Outubro.