Foi descerrada quinta-feira a placa do Molhe Norte da Barra do Douro, obra vencedora do Prémio de Engenharia Civil da Secil para o ano de 2009.

Presente na cerimónia esteve o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, que aproveitou a ocasião para saudar a infra-estrutura. Para o ministro, este tipo de projectos “conflui para criarmos um país melhor, mais desenvolvido, com mais condições”, pelo que, entende, “estamos todos de parabéns”. “Está de parabéns o país, a região, o Porto”, explica.

As ordens dos Arquitectos e Engenheiros também estiveram representadas no evento que premiou a obra de Fernando Silveira Ramos, engenheiro responsável pelo projecto do Molhe.

Fernando Silveira Ramos, presente na cerimónia, ressalvou o facto de não ter havido “nenhum acidente mortal” durante a construção, apesar de ter demorado “cerca de quatro anos a ser executada” e de ter envolvido “trabalhos de alto risco”.

Preocupado com o futuro da obra, Silveira Ramos deixou, igualmente, o aviso: pela “sua criatividade e inovação”, o molhe “vai precisar de observação, correcção, inspecção e manutenção”. O engenheiro salientou, também, o papel de “equipamento urbano” da obra, apelando à “integração do Molhe no resto do tecido urbano”. Por isso mesmo, pede às entidades competentes que “assumam este equipamento como um equipamento urbano e façam a sua integração no resto do tecido urbano”.

O Molhe Norte da Barra do Douro foi inaugurado por Mário Lino, antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, no início de 2009, depois de sucessivos atrasos.