A cerimónia de abertura do ano lectivo no Ensino Superior Politécnico, que estava marcada para as 11h30 desta manhã no Instituto Superior de Engenharia do Porto, ficou marcada pelos protestos dos estudantes da Academia do Porto.

Depois da apresentação inicial, que serviu de abertura à sessão, três estudantes invadiram o palco e entregaram uma medalha ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, como forma de protesto.

De seguida, começaram a ler o seu comunicado [ver aqui] perante a estupefacção da sala, enquanto distribuíam o documento pelos presentes. Só passados largos minutos, depois de grande parte do protesto estar lido, é que o staff tentou acompanhar os jovens para fora do palco.

O burburinho continuou durante mais alguns minutos, enquanto os estudantes empunhavam uma faixa no topo da sala e gritavam “Acção Social não existe em Portugal”. Entre gritos, outro grupo de alunos lançava a provocação: “Senhor Mariano Gago, quanto é que você pagou de propinas? Nós pagamos 1000 euros e você?”

Para além de Mariano Gago, a sessão contou com a presença do primeiro-ministro José Sócrates.

Ler aqui o comunicado dos estudantes

Ler aqui a reacção de Mariano Gago

Artigo actualizado às 13h14