A Universidade do Porto (UP) tem vindo a crescer e a quantidade de artigos científicos
publicados é prova disso. O Performance Ranking of Scientific
Papers for World Universities
, elaborado pelo Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, coloca a instituição no 85.º lugar na lista das universidades europeias com maior número de publicações em 2009.

O mesmo relatório conclui ainda que a UP é a 328.º melhor do mundo, a
141.º a nível europeu e a número 1 em Portugal, tendo em conta critérios de produtividade,
impacto e excelência da pesquisa realizada no conjunto das suas publicações, anuncia a UP em comunicado.

As disciplinas de Engenharia Mecânica e Engenharia Química são duas das 20 cadeiras
mais bem leccionadas da Europa, sendo que Agricultura e Engenharias são o ponto mais
forte da Universidade, posicionando-se no 67.º lugar no ranking dessa área.

Recorde-se que a aposta na investigação é uma das prioridades do reitor Marques dos Santos, cuja meta é colocar “a UP no ranking das cem melhores universidades da Europa” em 2011.