Ponto de encontro: 15 horas, na Igreja da Senhora da Conceição. Um grupo de 15 pessoas ouve atentamente a guia Domingas Vasconcelos relatar episódios que marcaram a Praça Marquês de Pombal, mais conhecida pelos portuenses como Praça do Marquês ou apenas Marquês. Assim começa a última visita das Jornadas Europeias do Património pela cidade do Porto, centradas principalmente na freguesia de Santo Ildefonso.

O antigo Largo de Aguardente é, desde 1892, a Praça do Marquês. E a verdade é que existem vários pontos de interesse na área, para surpresa dos observadores menos atentos. O Quiosque do Marquês, por exemplo, situado a sul da praça foi classificado, graças à sua construção Art déco, como Imóvel de Interesse Municipal.

Segue-se a fonte, ao centro, e a esquecida Biblioteca Pedro Ivo. Esta construção, virada para os jardins, foi construída em 1941 com o intuito de conciliar o lazer e a cultura. Finalmente, a norte, encontra-se o coreto, construído em 1898 por única e exclusiva vontade dos moradores.

A Igreja da Senhora da Conceição é a próxima paragem. Num estilo moderno e em granito, foi construída com donativos, sem nenhuma participação do Estado, e inaugurada em 1947.

Chegamos, finalmente, ao Instituto Profissional do Terço (IPT), a casa do inesquecível Cinema do Terço. Datado de 1891, trata-se de uma instituição privada de segurança social, com uma matriz católica, mas sem estar veiculado a uma entidade externa.

Até 1982, subsistia apenas de donativos ou do trabalho dos rapazes que acolhiam. Os jovens dedicavam-se, por exemplo, à venda de almofadas no antigo Estádio das Antas ou acompanhavam velórios, recorda-se o provedor da instituição, José Manuel Formosinho. Em 1965 foi inaugurado o Cinema do Terço, o que garantiu receitas constantes ao instituto. O IPT ainda hoje recebe apenas rapazes, dando acolhimento actualmente a 59 jovens, dos 6 aos 21 anos. Também funciona como ATL, de serviço misto.

A importâncias das Jornadas para “conhecer um património inacessível”

Inseridas na iniciativa do Conselho Europeu e da União Europeia, as Jornadas Europeias do Património estendem-se a 53 países. No Porto, em Santo Ildefonso, a freguesia escolhida pela Câmara Municipal, a actividade arrancou a 24 de Setembro com uma visita à Rua de Santa Catarina.

Para uma das participantes, este género de actividades são muito importantes para conhecer monumentos que normalmente “estão fechados”. O acompanhamento guiado por técnicos especializados também é uma das vantagens sublinhadas pelos visitantes.

Este ano, além do roteiro pela freguesia de Santo Ildefonso, realizaram-se conferências, actividades e exposições pelo Porto. Ao todo, dez freguesias, das 15 que compõem a cidade, estão envolvidas nas Jornadas.