Na Casa da Música, preparava-se hoje, quinta-feira, ao final da manhã, a reunião entre diversos empresários espanhóis, portugueses e italianos, no VI Encontro COTEC Europa, a que iriam assistir Cavaco Silva, o seu homólogo italiano e o rei de Espanha. Cá fora, dezenas de militantes do PCP reivindicavam atenção para o que seria discutido lá dentro e aproveitavam para questionar o Pacto de Estabilidade e Crescimento do Governo (PEC).

O que é o Encontro COTEC Europa?

O VI Encontro COTEC Europa foi organizado pela COTEC Portugal e reuniu, no Porto, os chefes de estado português, espanhol e italiano. Tal reunião tem por objectivo facilitar e reforçar a troca de conhecimentos e experiências entre empresários dos três países e já vai na sua sexta edição. A próxima edição terá lugar em Itália.

Naquilo que os comunistas apelidaram de “acção de contacto” com a população e não de manifestação, não faltaram os apupos aquando da passagem dos veículos oficiais pela Avenida da Boavista. Porquê? “Há mais de 700 mil desempregados”, diz Jaime Toga, a representar o PCP. Tais números são resultado, explica, das “opções políticas” de diversas figuras inseridas neste evento, pelo faz sentido a reunião de “afirmação de um rumo alternativo para o país”, neste dia, a esta hora.

“Se um dos objectivos deste evento é a valorização do conhecimento adquirido nas universidades”, explica, “basta olhar para o país” para ter “a prova de que esse conhecimento não é valorizado”. “Esta situação tem responsáveis”, acrescenta, apontando o dedo a Cavaco Silva, que, então primeiro-ministo, “iniciou a escalada do aumento das propinas”, levando os alunos a “abandonar as universidades” e o país “a um rumo de declínio”.

“O que aqui afirmamos é que é possível outra política, que valorize os salários e as pensões e estimule as PME’S”, reivindica. A reacção da população, diz, foi animadora. “Há um evidente descontentamento da população”, pelo que sentiram “o apoio” de quem passava.

Esta é a primeira iniciativa do partido “em torno do PEC 3”, refere, mas outras se seguirão a partir de amanhã, sexta-feira, um pouco por todo o país.