O Future Places está de regresso. A terceira edição começa esta terça-feira e decorre até sábado, 16 de Outubro.

Este ano, o festival, fruto de uma parceria entre a Universidade do Texas – Austin (UT Austin) e a U. Porto (UP), pretende investigar a forma como os meios de comunicação digitais podem contribuir para o desenvolvimento da cultura local ao terem uma cobertura global. A pergunta que se coloca é: “Quais serão os nossos ‘locais’ futuros?”

Esta reflexão é o tema central do programa do evento, recheado de palestras, exposições, performances, concertos e workshops. Grande parte das sessões têm entrada gratuita e propiciam a intervenção activa do próprio público. São vários os convidados a marcar presença no evento, nomeadamente artistas digitais e programadores culturais. A curadoria é assegurada por Heitor Alvelos (UP) e Bruce Pennycook e Karen Gustafsoon (UT Austin).

Mais uma vez, o festival decorre em vários espaços. O Maus Hábitos, o Passos Manuel, o Centro Comercial Stop, a Faculdade de Belas Artes da UP e o Coliseu são alguns dos espaços que vão albergar actividades do Future Places.

O programa propõe, ainda, a participação em quatro workshops dedicados aos meios digitais. Pode ser uma boa oportunidade para construir aplicações musicais ou saber mais sobre o poder da rádio. O preço vária entre os 30 e os 50 euros.

O Futures Places tem, mais uma vez, uma rádio oficial. A Radio Futura vai realizar vários programas dedicados ao festival, assegurando a transmissão das performances internacionais e locais e de todos os concertos. Assegurada pela Rádio Zero, a Futura pode ser ouvida, em stream, no site oficial ou a partir da frequência 91.5 MHz.