O Festival Portuscalle, concurso organizado pela Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP), encheu o Coliseu nos dois últimos anos. Apesar de já existir desde 1992, esta é a terceira edição consecutiva na conhecida sala de espectáculos portuense.

Nuno Estrada, da comissão organizadora, confessa que este ano as expectativas são altas. “Na primeira edição no Coliseu, reservámos apenas a parte de baixo e ocupámo-la totalmente”, explica. O ano passado, o número de espectadores ascendeu aos dois mil, pelo que, em 2010, esperam “chegar aos três mil”.

Portuscalle 2010

O PortusCalle 10 realiza-se sábado, 30 de Outubro, a partir das 20h30, no Coliseu do Porto. Os bilhetes encontram-se à venda na FEUP, na AEFEP, na AEFEG (Católica – Campus da Foz) e no Coliseu do Porto. Os preços variam entre os três e os seis euros.

A organização espera que a conjugação com a Semana de Engenharia e a Semana da Academia “seja benéfica” e que “haja mais estudantes ao fim-de-semana no Porto, disponíveis para ir ao festival”.

A concurso estão a Tuna da Universidade Católica Portuguesa, a Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto, a Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, a Estudantina Universitária de Coimbra e a Estudantina Universitária de Lisboa, vencedora da edição anterior. Todos os grupos foram escolhidos com o objectivo de “trazer as melhores tunas espalhadas pelo país, a preços muito acessíveis”, afirma Nuno Estrada.

Extra-concurso actuam a Tuna Universitária do Porto, a Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto e a tuna anfitriã, a TEUP. Este ano, a TEUP fará a apresentação de forma inovadora, protagonizada pelo grupo de estudantes AMEN (Apresentadores Medíocres de Engenharia) que levarão a palco peças, vídeos e produções cómicas. “Foi um dos pontos criticados o ano passado e queremos primar por algo em grande este ano, por isso apostamos numa apresentação diferente”, confirma o responsável.

Dia 29, sexta-feira, haverá um Moscatel de Honra como forma de “bem receber as tunas a concurso”. Dia 30, sábado, decorrerá o espectáculo musical no Coliseu do Porto e a festa do festival. Para encerrar, dia 31, domingo, haverá um almoço de despedida do PortusCalle 10.

Artigo corrigido às 10h41 de 21 de Outubro