O alucinante começo de época do FC Porto explica-se com números. Verdadeiramente exemplares e que não deixam dúvidas da superioridade dos “dragões” em todas as frentes: em 14 jogos oficiais já efectuados a equipa de Hulk, Falcão, Moutinho e companhia soma 13 vitórias e apenas um empate, tendo marcado 23 golos e sofrendo apenas sete. Pela meio a conquista da Supertaça. Elucidativo.

Depois dos dois encontros da Selecção e das taças europeias de clubes, regressa este fim-de-semana a Liga Zon Sagres, com o FC Porto a entrar em cena apenas na segunda-feira, recebendo o Leiria. A 15 dias do explosivo duelo com o Benfica e uma semana antes de visitar Coimbra, para defrontar a sensacional Académica, a equipa de André Vilas Boas quer retomar o trilho dos triunfos caseiros depois de na última ronda ter cedido um empate em Guimarães.

Com sete pontos de avanço relativamente ao Benfica e Olhanense, e a um pequeno passo de se qualificar para a fase seguinte da Liga Europa, o FC Porto tem dominado, de forma clara e inequívoca, a primeira fase da época. A juntar ao “passeio” interno, o FC Porto dá cartas na Europa, como fez questão de demonstrar na quinta-feira com uma vitória concludente em Istambul, diante do Besiktas que acusou em demasia a ausência de Ricardo Quaresma.

Benfica desfalcado

A visita do Benfica, chamuscado pela derrota em Lyon, à casa do Portimonense marca a oitava jornada da Liga. O campeão português começou a temporada de forma desastrada, somando três derrotas nos primeiros quatro jogos, mas três triunfos seguidos (Sporting, Marítimo e Braga) catapultaram a equipa para o segundo lugar, com 12 pontos, tantos quantos o surpreendente Olhanense que só perdeu uma vez (no reduto do FC Porto) e Guimarães. Até que ponto a derrota em solo francês afectará o Benfica, eis a grande dúvida para o duelo no Algarve. Para o encontro em Portimão, o conjunto de Jorge Jesus jogará desfalcado, dadas as ausências de Cardozo e Ruben Amorim.

Depois do passeio europeu perante o Gent, o Sporting, em fase ascendente, volta a jogar em Alvalade, agora diante do último, o Rio Ave, que ainda não ganhou. O jogo marca o regresso aos embates da Liga Zon Sagres do árbitro Olegário Benquerença na “jarra” desde a quarta jornada, quando influenciou, com decisões erradas, o resultado do duelo entre Guimarães e Benfica.

Também sem vitórias, e já com um novo técnico (Pedro Martins rendeu o holandês Van der Gaag), o Marítimo recebe a Naval 1.º de Maio, que também já trocou de treinador (saiu o francês Viktor Zvunka, entrou Fernando Mira) e tem tudo a seu favor para somar o primeiro triunfo de uma temporada que tem sido tudo menos boa – péssimo comportamento no campeonato e precoce afastamento da Liga Europa.

O perigo do Olhanense

O Braga, moralizado pelo primeiro triunfo na Liga dos Campeões, tem um novo teste de fogo, defrontando, em casa, o Olhanense, que, entre outros feitos, já roubou pontos ao Sporting. A organização de jogo dos algarvios poderá fará estragos num Braga algo desgastado pelo encontro com os sérvios do Partizan?

O Vitória de Guimarães, a única equipa que conseguiu não perder com o FC Porto, defronta o homólogo de Setúbal, em terreno sadino, e vai ter de se superar para conseguir regressar a casa com a vitória. O Setúbal, se ganhar, alcança a equipa minhota na tabela. O choque entre o Paços de Ferreira e o Beira-Mar tem tudo para ser equilibrado, mas o factor “casa” pode favorecer os pacenses. Por último, refira-se que o mau tempo que se abateu ontem na Madeira impediu a viagem da equipa do Nacional que jogaria hoje, sexta-feira, em Coimbra, frente à Académica. O encontro realiza-se este sábado.