“Milénio Activo” é o nome da iniciativa do Instituto Politécnico do Porto Social (IPP Social) que teve lugar no pavilhão e IPP e na Escola Superior de Educação (ESE) durante o dia de sábado.

O evento, explica Delminda Lopes, vice-presidente do IPP, serve para “sensibilizar os estudantes para o que se passa no mundo”. Dessa forma, o IPP Social aliou-se à campanha “Objectivo 2015” da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa sensibilizar as pessoas para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

O padrinho da iniciativa “Milénio Activo” foi Hernâni Gonçalves, ex-preparador físico do F.C. Porto e da Selecção Nacional e vereador da Câmara Municipal do Porto. A “missão” do encontro era a de “mobilizar as pessoas em torno do grande objectivo utilizando, também, a prática desportiva”, refere António Cardoso, membro da organização.

As cerca de duzentas pessoas presentes no evento tiveram, por isso, oportunidade de experimentar actividades como escalada, rapel, cama elástica, dança, jogos tradicionais, futebol de salão, basquetebol, voleibol ou karaté.

Filipe Silva, da Federação Portuguesa de Karate Shotokan, participou como monitor e ficou surpreendido com a “atenção que os universitários mostraram durante a defesa pessoal”, para “tentar absorver a mensagem que a federação veio transmitir”.

Até agora, o IPP Social já realizou duas actividades e pretende organizar mais duas.”Vamos ter no dia 13 de Novembro o III Encontro dos estudantes de São Tomé e Príncipe. Teremos também em Dezembro uma feira de artesanato”, afirma Delminda Lopes.