A Tuna da Universidade Católica do Porto (TUCP) foi a grande vencedora do festival PortusCalle 2010, que decorreu no Coliseu do Porto nos dias 30 e 31 de Outubro. Depois de ter ganho o FITU, o Festival Internacional de Tunas Universitárias, o grupo arrecadou mais um prémio no ano do seu 20.º aniversário.

Sérgio Pelicano, director musical da TUCP, confessa que houve “pequenas falhas” na actuação. Apesar disso, estavam à espera de conseguir o primeiro prémio do festival organizado pela Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP). O director musical afirma, orgulhoso, que a TUCP está “sempre a lutar para ganhar”.

Na terceira vez consecutiva que o PortusCalle se realiza no Coliseu, a organização considera que o número de espectadores superou a edição anterior, apesar de ainda não haver dados oficiais. Embora seja o terceiro festival de tunas no mês de Outubro, “o Coliseu estava cheio e estava um ambiente muito bom”, afirma o tuno Sérgio Pelicano.

Pedro Gonçalves, membro da organização, confessa que conseguir patrocínios foi o maior obstáculo, mas que acabou por ser ultrapassado. “A Tuna [da FEUP] não tem como objectivo organizar um festival lucrativo e as empresas têm cada vez menos facilidade em contribuir e apoiar”, garante Pedro Gonçalves.
No entanto, o feedback das tunas a concurso foi positivo. Sérgio Pelicano felicita a tuna anfitriã por “trazer e saber receber as tunas de fora do Porto”.
O festival começou com a actuação da Batucada Radical, um projecto social desenvolvido por profissionais e amadores unidos pelos ritmos da percussão.

A Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto (TAFEP) ganhou três prémios: Melhor Pandeireta, Melhor Porta-estandarte e o prémio de Tuna Mais Tuna. Os prémios de Melhor Solista e de Melhor Instrumental foram arrecadados pela Estudantina Universitária de Coimbra (EUC).

A organização do PortusCalle considera “importante dar a conhecer grupos de intervenção social” e foi uma das grandes novidades deste ano. Outra novidade foi a apresentação, protagonizada pelos AMEN (Apresentadores Medíocres de Engenharia), que consistiu em vídeos e produções cómicas. Para além das tunas a concurso, o PortusCalle 2010 também contou com a actuação da TUNAFE, da TUP e da TEUP.

Artigo actualizado no dia 8 de Novembro de 2010 às 19h28