FC Porto e Sporting passaram incólumes pela 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, ainda que com suor e sofrimento. Tanto dragões como leões venceram pela margem mínima e acabaram por fazer jogos bem menos tranquilos do que se poderia esperar à partida, perante um adversário da Liga Orangina e outro em queda aberta na ZON Sagres, respectivamente.

Em Moreira de Cónegos, numa equipa que manteve seis titulares, o FC Porto só foi feliz com um golo no último quarto de hora da partida, autoria do suspeito do costume, então já em campo: Radamel Falcão. O tento de oportunidade do colombiano acabou com um jogo que se estava a tornar bastante incómodo, já depois do Moreirense reclamar um golo alegadamente mal anulado.

Em Alvalade, Paulo Sérgio fez regressar Liedson, mas foi outro desaparecido a resolver, ainda que com a ajuda dum ressalto. O golo solitário de Yannick Djaló, em cima do intervalo, foi suficiente para deixar pelo caminho um Paços de Ferreira que este ano até já ganhou ao Sporting (1-0, na 1.ª jornada).

Eliminatória para visitantes

Como se percebeu no sorteio, esta 4.ª eliminatória da Taça teve a particularidade de, à excepção de FC Porto e Rio Ave, pôr todas as equipas da Liga Principal a jogarem entre si. Neste cenário, é obrigatório destacar as vitórias visitantes de V. Guimarães, Académica e V. Setúbal.

Os vimaranenses e os estudantes deram seguimento à época extraordinária que estão a fazer, ao passaram pujantes em Portimão e em Aveiro, respectivamente. O Vitória até esteve a perder desde os três minutos, mas concluiu a remontada com um golo do matador Edgar, em cima da hora (1-2). Também a Briosa esperou pelo fim para sentenciar, tendo inaugurado o marcador só à passagem dos 82 minutos (0-2).

O Vitória de Setúbal, em fim-de-semana de centenário do clube, conseguiu a proeza de ir ganhar pela segunda vez este ano ao Funchal (1-2), depois de já ter batido o Marítimo nos Barreiros, na jornada 1. Nem o golo de honra dos madeirenses, marcado a menos de dez minutos do fim, serviu para beliscar a superioridade sadina.

Para contrariar a tendência, a Olhanense de Daúto Faquirá conseguiu dar uso ao factor-casa e, graças a um penalty de Fernando Alexandre ainda no primeiro quarto-de-hora, eliminou o Nacional, que chegou a Olhão na condição de 5.º classificado no campeonato. Em Vila do Conde, o Rio Ave cumpriu a obrigação e bateu o Feirense por três bolas a zero, dando sequência a um momento de crescimento da equipa (3.ª vitória nos últimos quatro jogos, depois de um início de época francamente mau).

Vale a pena mencionar que, pelos tais caprichos de sorteio já referidos, entre as 16 equipas que vão disputar os oitavos-de-final da Taça, oito são de escalões inferiores, um número pouco comum.