O Festival de Cultura Japonesa “Japan Week” ocupou, de 20 a 25 de Novembro, vários espaços culturais da cidade. Dividindo-se entre espectáculos, exposições e demonstrações, milhares de pessoas entraram em contacto com a cultura e o quotidiano do povo japonês.

O JPN esteve nas exposições realizadas na Biblioteca Almeida Garrett e no Museu Nacional Soares dos Reis, deu um salto ao Palácio de Cristal e acompanhou os espectáculos no Rivoli, os quatro locais designados para o evento.

O que é a Japan Week?

A Japan Week é um evento organizado anualmente há mais de duas décadas, ocupando diferentes cidades do mundo a cada edição que passa. Este ano, a cidade do Porto foi a escolhida pela organização nipónica, de forma a celebrar o 150.º aniversário da Assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio Portugal-Japão.

A cultura japonesa no Rivoli

Com espectáculos variados, que foram desde a dança tradicional japonesa até à arte dos Samurai, o Teatro Rivoli foi um dos quatro locais onde a cultura japonesa esteve presente. A Japan Week convidou os portuenses a conhecer melhor a cultura japonesa e o público aderiu, com o Grande Auditório do Rivoli esgotado em todos os espectáculos.

O público presente não saiu desiludido. Um dos espectáculos que mais entusiasmaram a plateia foi o protagonizado por Sword Master KAMUI, grupo samurai fundado em 1998 por Tetsuo Shimaguchi e Hiroaki Kawaguchi, e que teve uma participação no filme de Quentin Tarantino, “Kill Bill”. Este grupo transformou o palco do Rivoli num verdadeiro cenário de batalha entre samurais, executando os mais diversos e perigosos golpes.

Outra das actuações aclamadas pelo público foi a de Mitsukiyo-Kai – Tsugaru-shamisen, grupo musical que toca instrumentos típicos japoneses. Esta foi a sexta participação de Mitsukiyo-Kai – Tsugaru-shamisen na Japan Week, e, no Rivoli, o grupo tocou o shamisen (intrumento musical de três cordas), a harpa japonesa e a shakuhachi (flauta de bambu), perante um público atento. A grande ovação chegou quando Mitsukiyo-Kai – Tsugaru-shamisen tocou, com os instrumentos musicais japoneses, o hino de Portugal.

Mas, tratando-se da celebração do Tratado de Amizade entre Portugal e Japão, também os portugueses participaram na Japan Week. No Rivoli, juntamente com o grupo Mitsukiyo-Kai – Tsugaru-shamisen, por exemplo, actuaram alunos da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto (ESMAE), tocando um instrumento valioso feito de pele de cão e de marfim. Também a Associação Portuguesa de Kendo subiu ao palco para uma demonstração desta arte marcial japonesa.

No final dos vários espectáculos, a satisfação era geral. Auscultando os espectadores, o sentimento geral era de surpresa agradável perante a “delicadeza” da cultura japonesa e a beleza das roupas e música tradicionais.

A arte japonesa em exposição

No Museu Nacional Soares dos Reis, a exposição de pintura e escultura japonesa foi apreciada por um vasto público, com muitos artistas e correntes artísticas representados de forma a demonstrar a amplitude da arte japonesa. Milhares de pessoas visitaram, igualmente, a Biblioteca Municipal, onde demonstrações de culinária, caligrafia, artes florais e marciais, danças típicas e origami fizeram as delícias do público.

O evento, segundo Pedro Marinho, voluntário português a ajudar na organização, promove o multiculturalismo e foi muito bem recebido pelo público. Por isso mesmo, o balanço desta Japan Week é “francamente positivo”, entende. Segundo o voluntário, do público mais jovem ao mais idosos, todos abraçaram a cultura nipónica e, ao mesmo tempo, também os japoneses que visitaram a cidade ficaram a conhecer melhor a cultura portuguesa, louvando a gastronomia local.

Os organizadores japoneses, no final dos cinco dias de festival, afirmaram que partiram com o sentimento de dever cumprido, mostrando o melhor da cultura japonesa aos portugueses, de forma divertida e até didáctica. Segundo um dos responsáveis nipónicos, pela biblioteca passaram mais de cinco mil visitantes.

A aproximação da cultura japonesa e portuguesa em destaque na FBAUP

A Japan Week decorreu na cidade do Porto entre os dias 20 e 25 de Novembro, mas o Japão vai permanecer no Porto por mais algum tempo. Até ao mês de Dezembro decorrerá, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), o programa WAGO: duas culturas, dois momentos, constituído por vários eventos, no sentido de promover a aproximação da cultura japonesa à cultura portuguesa. Nos últimos dias, as oficinas de impressão da FBAUP recebem, igualmente, workshops sobre a cultura japonesa.

Entre os dias 25 e 27 de Novembro, por exemplo, realizou-se o workshop “Estudo da xilogravura japonesa: o movimento do baren”, por Hiroshi Watanabe, que pretendia ser um ensaio prático sobre os processos de xilogravura com técnicas tradicionais do Japão, à base de água.

Nos dias 29, 30 de Novembro e 2 de Dezembro, outras técnicas de xilogravura foram utilizadas, num ensaio sobre diferentes métodos para a produção, impressão e montagem de xilogravura, no workshop “Attractive woodcut: a matter of expression”, este orientado por Hiroshi Maruyama. Ainda no Museu da FBAUP, até ao dia 5 de Janeiro de 2011 vai estar patente a exposição “Printing and Then Again”.