A equipa feminina do FC Porto/Dolce Vita e o Clube de Natação da Amadora, em masculinos, sagraram-se campeões nacionais da 1.ª divisão. A competição decorreu no último fim-de-semana na Piscina do Clube Fluvial Portuense.

A equipa feminina do FC Porto/Dolce Vita (138 pontos) somou o seu terceiro título consecutivo na grande prova nacional desta modalidade com um novo recorde nos 4×200 metros livres em 8:14:13 minutos. A estafeta foi composta por Sara Oliveira, Sara Loureiro, Joana Rodrigues e Marta Marinho.

No pódio, o Sporting (98 pontos) e a Amadora (85 pontos) juntaram-se às portuenses no segundo e terceiro lugar, respectivamente. À segunda divisão desceram as raparigas do Louletano e o Benfica, que trocaram de lugar com o Colégio Vasco da Gama e a União Piedense, que subiram à primeira divisão.

Masculinos

No sector masculino, o Clube de Natação da Amadora (CNA) revalidou o título conquistado na época passada. A acompanhar o CNA (114 pontos) estiveram no pódio o FC Porto/Dolce Vita (106 pontos), em segundo lugar, e o Famalicão (93 pontos), na terceira posição. Ascenderam à primeira divisão as equipas masculinas do Sporting e do Náutico/Matobra. Os últimos classificados da segunda divisão foram o Leixões e o Litoral Alentejano que vão por isso nadar na divisão abaixo na próxima época.

No lado feminino, a atleta mais pontuada foi Sara Oliveira (FC Porto) com 803 pontos, na prova de 100 metros mariposa. No campo masculino, o nadador com maior pontuação foi Diogo Carvalho (Clube Galitos de Aveiro) que arrecadou 816 pontos na prova de 200 metros estilos.

No total da competição foram batidos seis recordes nacionais [em PDF]: três absolutos (FC Porto, 4×100 e 4×200 livres, e Marta Marinho, 100 costas), um no escalão júnior (Lisa Soares, Amadora, 100 costas) e dois do juvenil A (Diogo Gomes Sousa, 100 costas e 100 mariposa).

“Foram uns bons campeonatos”

Marta Marinho, nadadora do FC Porto/Dolce Vita que bateu dois recordes nacionais nesta prova, faz um balanço positivo dos campeonatos. “Ajudei a equipa, vencendo as provas que nadei”, disse a atLela ao JPN.

Para além disso, a nadadora concentrou-se em melhorar os tempos a costas e bater o recorde dos 200 metros livres, metas que foram alcançadas. “Posso dizer que individual e colectivamente os objectivos foram atingidos e foram uns bons campeonatos”, concluiu a recordista nacional.