A revista “Time” elegeu Mark Zuckerberg como a personalidade do ano 2010. A escolha é justificada pela Time pelo facto de Zuckerbeg ter conseguido “ligar mais de 500 milhões de pessoas” e ter criado “um sistema de informação inovador”.

O Facebook é já a rede social mais usada, com cerca de 600 milhões de utilizadores. Comparando o número de pessoas que usam o Facebook com o número de cidadãos de um país, poder-se-ia considerar o Facebook como o terceiro maior país do Mundo. Representa quase o dobro dos Estados Unidos da América.

Uma escolha polémica:

Na verdade, foi Julian Assange quem recebeu mais votos por parte dos leitores da revista. Ao que tudo indica, o fundador da Wikileaks recebeu 382 mil votos, enquanto que Zuckerberg captou apenas 18 mil. Os editores da revista alegam que lhes é reservado o direito de não concordar com a escolha dos leitores.

O Facebook foi criado quando Zuckerberg estudava na Universidade de Harvard. Com apenas 19 anos, o estudante decidiu criar uma rede social que colocasse em rede os alunos das universidades norte-americanas. Deu-lhe o nome de TheFacebook.com. Rapidamente, a rede chegou a todo o mundo e foi ganhando cada vez mais adeptos.

Para a “Time”, a criação de Mark Zuckerberg “transformou a forma como os seres humanos se relacionam uns com os outros”.

Na lista de candidatos ao prémio estavam nomes como Julian Assange, criador da Wikileaks, Hamid Karzai, presidente do Afeganistão e os 33 mineiros que ficaram presos na mina no Chile.