Chama-se EcuRed e assume-se como a “Enciclopédia Cubana”. A ideia é fomentar a “transmissão do conhecimento com um objectivo de democratização, não lucrativo, objectivo e de um ponto de vista descolonizador”, refere a página de apresentação do site.

Para já, a EcuRed conta já com 20 mil entradas. A apresentação é bastante semelhante à Wikipedia, com excepção da política de colaboração: as actualizações propostas pelos utilizadores só ficam online depois da aprovação prévia dos administradores, que permanecem desconhecidos.

Segundo a BBC, algumas entradas já disponíveis apresentam a visão cubana do mundo. Os EUA, por exemplo, são descritos como “o império do nosso tempo, que historicamente tomou pela força territórios e recursos naturais de outras nações, para os pôr ao serviço dos seus negócios e dos seus monopólios”.

Num outro extremo encontram-se as entradas referentes a Cuba e aos seus líderes. Em relação a Fidel Castro, a EcuRed descreve-o como alguém que “participa na luta de ideias a nível global” e influenciou “decisões importantes e revolucionárias”.

Em Cuba, a EcuRed poderá ser consultada apenas pelas cerca de 1,6 milhão de pessoas com acesso à internet, que, na maioria dos casos, só podem aderir a uma rede composta pelos sites aprovados pelo governo de Havana.