Pela primeira vez, o Hospital de Santa Maria, no Porto, avança com uma campanha de solidariedade destinada aos sem-abrigo. O objectivo é melhorar a qualidade de vida das mais de 200 pessoas que são apoiadas pelo Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA) e pela Associação dos Albergues Nocturnos do Porto.

Em declarações ao JPN, Lurdes Serra Campos, directora-geral do Hospital de Santa Maria, explica que este ano a instituição decidiu apoiar os sem-abrigo, “uma vez que a cidade do Porto acolhe imensos”. “Apesar do óptimo trabalho dos Albergues Nocturnos do Porto, temos consciência de que é sempre preciso muito mais.”

Roupa quente de cama, roupa interior e produtos de higiene são, neste momento, os bens de maior necessidade. Os artigos podem ser entregues na recepção do hospital (Rua de Camões, 906) até sexta-feira, 31 de Dezembro.

O balanço tem sido positivo. “Até agora já recebemos muitos contributos e é muito gratificante perceber que as pessoas não ficam indiferentes. Nesta altura do ano há imensas campanhas de solidariedade, mas os portugueses conseguem sempre distribuir a ajuda”, revela Lurdes Serra Campos.

Na primeira semana de Janeiro, todos os bens recolhidos vão ser entregues à CASA e à Associação dos Albergues Nocturnos do Porto que os vão distribuir pelos sem-abrigo.