O lançamento de “Under Siege”, o jogo de estratégia para a Playstation 3 (PS3) desenvolvido pela produtora de videojogos portuguesa Seed Studios, sofreu novamente um adiamento.

8 de Dezembro foi a primeira data apontada, mas a equipa de produção viu-se obrigada a adiar o lançamento para o final de 2010. No entanto, o jogo acabou por não sair na data prevista. Numa nota emitida no Facebook do projecto, Filipe Pina, produtor e um dos responsáveis pela empresa, refere que, apesar de já estar pronto, o jogo ainda se encontra no departamento de controlo de qualidade da Sony.

Uma empresa do Porto:

O jogo foi desenvolvido pela Seed Studios. Localizada no Porto, a empresa é uma das líderes do mercado português de produção de videojogos. Desde a sua fundação, em 2006, já lançou títulos para PC e Nintendo DS. O desenvolvimento do “Under Siege” demorou dois anos e meio e teve um um custo de produção superior a um milhão de euros, financiado em parte pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

“O jogo tem de chegar às vossas mãos sem ‘bugs’, mas é também importante estar totalmente de acordo com o ambiente gráfico e contextual que a consola PS3 já vos habituou”, diz o produtor, dirigindo-se aos fãs do “Under Siege” no Facebook. A verdade é que a equipa nunca pensou que este “último passo” fosse “tão demorado”, mas, “ao mesmo tempo, interessante de seguir”.

Para já, a equipa não avança uma nova data de lançamento: “Só será comunicada quando tivermos o OK final de que o “Under Siege” está pronto para ser lançado na PlayStation Store, e essa confirmação virá da parte dos nossos amigos da Sony.”

Under Siege” vai ser o primeiro jogo português lançado para PS3, uma das principais consolas no mercado dos videojogos.

Trata-se de um título de estratégia e de fantasia, em que o jogador controla um exército de soldados que combate contra outros guerreiros em vários níveis e localizações diferentes. Pode ser jogado por um único utilizador, mas também permite campanhas contra um adversário em ecrã dividido e a vertente online contra quatro jogadores. Um ponto forte do jogo reside na possibilidade de ser controlado com o novo comando captador de movimentos da consola Sony, o Playstation Move.

O título português está traduzido em seis línguas e vai ser vendido em quatro continentes (Europa, América do Norte, Austrália e África do Sul) e em várias dezenas de países. É aconselhável para jogadores a partir dos 12 anos e vai estar disponível para compra e respectivo download PlaystationStore por 14,99 euros.