A Red Bull Music Academy e o Sindicato dos Bancários do Norte assinaram um protocolo que oferece aos artistas um local para a sua criativade. O protocolo foi assinado durante a Red Bull Music Academy Porto Hub, realizada entre 8 e 12 de Fevereiro, e que juntou artistas das mais variadas áreas. Para o evento, a organização recuperou três antigos armazéns de tecidos (n.º 70, n.º 84, n.º 90) da Rua Cândido dos Reis, criando uma ponte entre o passado, o presente e o futuro cultural da cidade Porto.

Miguel Silva, da Red Bull Music Academy, explica que devolver à cidade um edifício e, ao mesmo tempo, promover a cultura é um dos objectivos da organização desde 1998, ano em que foi realizado o primeiro Red Bull Music Academy. “Nós chegamos à cidade, bebemos um pouco da sua história e encontramos um prédio que tenha algum carisma e que esteja ligado à história da cidade”, explica. “No final, em vez de fecharmos a porta e irmos embora, conseguimos deixar um espaço aberto para a dinamização cultural e artística da cidade”, assegura.

Com o protocolo, o armazém n.º 70 continua a ser gerido pelo Sindicato dos Bancários do Norte, mas torna-se, agora, num espaço cultural permanente, que possibilita aos artistas expor as suas obras ao grande público.

O novo espaço cultural tem as portas abertas para qualquer artista independente, colectividade e associação. “Tem de ser um projecto sem fins lucrativos e sem associação a uma marca comercial”, explica Miguel Silva, sendo que o mesmo “deverá ser enviado para o Sindicato dos Bancários do Norte”, que depois “o avaliará em termos de conteúdo e tendo em conta a disponibilidade da agenda para a sua realização”.

O local que nasceu com a Red Bull Music Academy Porto Hub está ao dispor dos artistas desde 12 de Fevereiro, dia em que a iniciativa terminou. A Red Bull Music Academy prepara-se, agora, para a futurista cidade de Tóquio, com as inscrições abertas entre os dias 2 de Fevereiro e 4 de Abril. Na cidade do Porto, fica um espaço para recordar os bons momentos e dar continuidade ao ambiente vivido durante o evento.

O desafio está lançado a todos os artistas, e a Red Bull MusicAcademy só tem uma pergunta: Quem é o mais ousado?