Com o aniversário festejado há poucos dias, a equipa de Jorge Jesus não poderia andar mais animada. O Benfica vence há 17 jogos seguidos e tem motivos para aspirar vencer as quatro competições em que se encontra envolvido.

Por outro lado, o Sporting não poderia estar mais deprimido: não vence há sete jogos, a precária situação administrativa do clube não traz a necessária estabilidade aos jogadores e à equipa só resta lutar pelo único troféu possível de alcançar esta época, a Taça da Liga.

Duas equipas da mesma cidade, que moram ao lado uma da outra, mas com todo um universo que as separa. Contudo, algo as aproxima: a capacidade para assustar. O Benfica tem correspondido dentro de campo às famosas declarações de Jorge Jesus, assustando os adversários com 17 vitórias seguidas convincentes. Do outro lado, o Sporting tem assustado os seus adeptos com um período conturbado de resultados desportivos e extra-desportivos.

Assim, o dérbi de hoje, quarta-feira, pode ser a “Luz” ao fundo do túnel para a equipa de Alvalade. Com a derrota para o campeonato ainda bem fresca nas mentes sportinguistas, as esperanças estão agora depositadas na Taça da Liga e em José Couceiro, treinador de recurso da equipa leonina, após a demissão de Paulo Sérgio. Por seu lado, Jorge Jesus já disse não acreditar numa revolução do sistema de jogo do Sporting, visto o novo treinador estar apenas há poucos dias no cargo, mas acredita que este vai ser o jogo de “salvação” da equipa sportinguista.

No que diz respeito ao sistema a utilizar por José Couceiro, só na altura do jogo será possível detectar alterações. Quanto aos convocados para a meia-final de hoje, tudo igual, com destaque apenas para o regresso de Jaime Valdés, médio chileno que já se encontra recuperado da lesão contraída no jogo com o Olhanense para o campeonato, a 12 de Fevereiro.

O Benfica deverá apresentar-se com alguma alterações no onze inicial, não só devido à competição em causa, aproveitada muitas vezes pelos treinadores para colocar em jogo os atletas menos utilizados, mas também pela quantidade elevada de jogos disputados pelos encarnados em Fevereiro (sete), com espaços de recuperação curtos entre si.

A meia-final da Taça da Liga entre Benfica e Sporting vai ser arbitrada por Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto, às 20h45.