O Grande Auditório do Rivoli exibiu terça-feira o filme americano “The Chameleon”, de Jean Paul Salomé, às 21h15.

A história narra a adaptação de uma família desequilibrada ao reencontro de um filho desaparecido há quatro anos e que regressa muito diferente. Uma agente do FBI suspeita estar perante uma mentira e decide investigar o caso.

Com a participação de Famke Janssen (“The X Men Series”), Ellen Barkin (“Ocean’s 13”) e Nick Stahl (“Sin City”), “The Chameleon” é um filme que aborda a história de uma família disfuncional, um suposto crime e uma sucessiva procura. À saída da sala, a desilusão de alguns estava presente em comentários como “este filme era bom para ver ao sábado à tarde na televisão”.

As reacções vão ao encontro da opinião de Pedro Lopes, apreciador de cinema que já vai ao Fantas há cerca de seis anos. “O cinema morreu um pouco no Fantasporto””, entende, um pouco por “culpa” da “organização do festival”, que “já foi melhor” e os “apoios institucionais” que já escasseiam.

A sede de vingança que provocou risos

Duas horas depois de “The Chameleon”, seria projectado o filme sul-coreano “I Saw the Devil”, a história de um agente secreto que segue o assassino da sua mulher. A sede de vingança do protagonista aumenta ao longo do filme, à medida que este vai descobrindo os crimes macabros do psicopata que assassinou a esposa. “I Saw the Devil” provocou risos na sala, apesar de ser um filme “com cenas eventualmente chocantes”, segundo o programa oficial do Fantas.

Bastante aplaudido, o filme é de Kim Jee-won, que foi premiado na edição 2004 do Fantasporto por “A Tale of Two Sisters” (A História de Duas Irmãs). “I Saw the Devil” foi antedecido por “Rubika”, uma curta-metragem francesa de Claire Bauden, Ludovic Habas, Mickael Krebs, Julien Legay, Chao Ma, Florent Rousseau, Caroline Roux e Margaux Vaxelaire.

No Pequeno Auditório do Rivoli, às 21h00, assistia-se à “Sessão Especial 2”, com a apresentação interactiva de “Sufferrosa – A Web Interactive Film”, onde se pode ver o realizador polaco Dawid Marcinkowski a fazer a montagem em tempo real e ao vivo. Na sessão das 23h00, os espectadores tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão dupla com “The Ape”, de William Nigh e “The Devil Bat”, de Jean Yarbrough.

Artigo corrigido às 9h58 de 3 de Março