Começa hoje, quarta-feira, a greve de zelo anunciada pela Comissão de Trabalhadores da STCP. Segundo a agência Lusa, que cita um comunicado enviado pelo grupo, a paralisação tem como objectivo “tomar uma posição contra os serviços a começar às 11h00 e a acabar às 21h00, cortes de salários, cortes nos serviços, cortes de diuturnidades, congelamento de salários e o não pagamento de transporte de deslocação”.

Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores, confirmou à Lusa que a “greve vai afectar os clientes, porque há um défice de motoristas e entre 20 a 30 serviços por dia são feitos recorrendo a horas extraordinárias”. O representante admite ainda que “enquanto a situação se mantiver assim haverá uma greve às horas extraordinárias uma semana por mês”.

Esta greve foi deliberada no plenário do dia 9 de Fevereiro, onde estiveram presentes centenas de trabalhadores. Além da greve, que pretende afectar os serviços até domingo, ficou decidido mandatar os sindicatos para promover novas acções de luta.

Em simultâneo está a decorrer a greve da CP, que teve início em Janeiro. Esta paralisação vai continuar a afectar as ligações ferroviárias nas horas extraordinárias em Março e Abril.