Em ano de centenário, a Universidade do Porto (UP) proporciona, de Março a Outubro, um espaço de debate sobre o conhecimento científico.

A participação, aberta a todos os estudantes, poderá ser feita de diversas formas, explica o vice-reitor António Marques. “Os estudantes podem participar presencialmente ou através da web”, assegura, destacando que também poderão ser “colocadas questões através do e-mail ou Twitter”.

Debates em Março: “Conhecimento na U.Porto”

• 3 de Março – “Reabilitação ambiental do subsolo”
  • 10 de Março – “Sistemas globais de localização e navegação por satélite (GNSS): Aplicações em diferentes áreas de actividade”
  • 17 de Março – “Contextos relacionais de desenvolvimento: da investigação à intervenção”
  • 24 de Março – “de translação em ciências cardiovasculares”
  • 31 de Março – “Exercício físico e prevenção cardiovascular”
  • Até final de Outubro, todas as quintas-feiras, às 18h30, os vários debates vão cobrir temáticas diversas (ver caixa), já que, como refere o vice-reitor, “a evolução do conhecimento científico no próximo século vai basear-se na interdisciplinaridade”. Diversos serão, também, os locais do debate, que decorrerá “ora no Campo Alegre, ora no Pólo Central, ora na Asprela”, revela António Marques.

O primeiro ciclo iniciou-se com a reunião entre Nuno Cardoso Santos (investigador do CAUP envolvido na descoberta de planetas-extra-solares) e participantes do IJUP’11 no edifício da reitoria. Neste mês de Março é na Faculdade de Desporto que se debate o conhecimento da UP. “O próximo ciclo, que se inicia em Abril, vai decorrer na Faculdade de Letras”, afirma Jorge Marques.

Apesar de, até ao momento, “a participação não ter sido massiva” por parte dos estudantes, o vice-reitor destaca o facto de existir “uma postura pró-activa cada vez mais comum na UP”, porque, sublinha, “os alunos querem aprender, mas querem também questionar o que aprendem na Universidade”.