O fim-de-semana promete grandes espectáculos para a Liga: no sábado, com o FC Porto – V. Guimarães, domingo com o SC Braga – Benfica e com o Sporting – Beira-Mar.

Ainda assim, qualquer adepto sabe que jogos de “cartaz” nem sempre são sinónimo de futebol atractivo e bem praticado. Mas, mesmo que o mais bonito futebol português não esteja presente dentro das quatro-linhas durante o fim-de-semana, de uma coisa pode existir a certeza: a 22.ª jornada pode ser uma das mais influentes na classificação final da Liga ZON Sagres 2010/2011.

As duas principais equipas do Minho, SC Braga e Vitória de Guimarães, atraem as atenções para os estádios AXA e Dragão. O que acontecer lá, poderá mudar algumas coisas na frente do campeonato: se ambas as equipas vencerem Benfica e FC Porto, vêem as suas vidas melhoradas na classificação, e “águias” e “dragões” ficam na mesma. Mas imagine-se que o Braga ganha ao Benfica, e o Porto vence o Guimarães… Nesse caso, os portistas ficam com mais onze pontos do que os “encarnados”. Contudo, se acontecer o inverso, o Benfica encurta para cinco pontos a distância para o Porto.

É de realçar que, se o Guimarães vencer e o Sporting perder ou empatar o seu jogo no dia seguinte, os vimaranenses ultrapassam os “leões” e chegam ao terceiro lugar da tabela. Muita confusão, não é? Vamos então por partes.

FC Porto – V. Guimarães (5 Março, 19h45)

Recentemente classificada como a nona melhor equipa do mundo pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o Porto recebe no sábado o Guimarães, no Estádio do Dragão. Sem Hulk nos convocados (viu o quinto amarelo na última jornada), André Villas-Boas vai procurar montar a sua equipa de forma a vingar o empate em Guimarães na primeira volta do campeonato.Crístian Rodríguez está convocado, para ocupar o lugar do melhor marcador da Liga.

O Vitória chega ao Dragão em quinto lugar da tabela e com vontade de ganhar para ficar à espera de um tropeço do Sporting frente ao Beira-Mar, tropeço esse que lhe permitiria alcançar o pódio da classificação. Os portistas sentem o Benfica motivado, depois de dezoito vitórias consecutivas e prevê-se que entrem com o pé no acelerador para passar o domingo no sofá, a assistir ao Braga – Benfica.

Sporting – Beira-Mar (6 Março, 18h00)

O Sporting recebe em Alvalade os aveirenses, num duelo com treinadores novos nos bancos de cada equipa. Se a equipa leonina parece transfigurada e capaz de segurar o terceiro lugar com José Couceiro no comando, o mesmo não se sabe do Beira-Mar. Para o lugar de Leonardo Jardim entrou Rui Bento e só no domingo se vai saber se os seus jogadores estão motivados para contrariar os leões.

SC Braga – Benfica (6 Março, 20h15)

Se o FC Porto foi considerado o melhor clube português do mundo pela IFFHS, o Benfica foi distinguido pela mesma entidade como a melhor equipa do mundo no mês de Fevereiro. O que não admira, visto que os “encarnados” têm somado vitória atrás de vitória. É também esse resultado que pretendem alcançar no Estádio AXA, no domingo, para que FC Porto fique mais perto se tiver perdido no dia anterior. O Braga, motivado pela qualificação para a próxima eliminatória da Liga Europa, promete ser um adversário difícil de transpor. O espectáculo da Liga está montado. Resta esperar.