Com mais de três mil vinhos de 350 produtores nacionais e estrangeiros em prova, a oitava edição da Essência do Vinho foi inaugurada, esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, que, em declarações aos jornalistas, não deixou de sublinhar a importância nacional e municipal do evento.

“Aquilo que é decisivo para nós sermos verdadeiramente exportadores é a qualidade. Nos vinhos nós temos muitos anos de avanço a muitos outros produtores portanto devemos aproveitar isso”, declarou o autarca.

Informações:

O preço de entrada é de 12 euros, com oferta de um copo de prova. Quem se deslocar de metro pode usufruir de um desconto de dois euros na entrada. A Essência do Vinho abre todos os dias às 15h00 e encerra às 21h00, a não ser ao domingo em que fecha as portas uma hora antes.

A Essência do Vinho decorre até domingo no Palácio da Bolsa. A par da prova de vinhos, o público dispõe ainda de um variado programa que engloba mais de 50 actividades paralelas. O evento alia ao vinho a gastronomia e conta com grandes chefes como Beatriz Sotelo, Luís Américo, José Avillez e Vítor Sobral.

Rui Rio sublinha a importância do evento para o desenvolvimento do turismo no Porto, uma vez que o “o vinho está muito associado ao turismo, à hotelaria e à gastronomia”.

Também os expositores sublinham a importância da iniciativa. José Gonçalves, dos vinhos Monte Novo e Figueirinha, admite que não falha o evento pois “é óptimo para dar a conhecer os produtos, não só ao público, mas também a pessoas que trabalham no ramo como restauração ou lojas gourmet”.

Grandes atractivos são também a nova edição da prova “Top Ten dos Vinhos Portugueses” e a entrega de prémios “Os Melhores do Ano” da revista WINE – A Essência do Vinho. A decorrer estão também uma campanha de recolha de rolhas de cortiça para reutilização e uma actividade de angariação de fundos para crianças desfavorecidas.