O Hospital de São João vai apresentar uma queixa contra o Hospital de Braga na Entidade Reguladora da Saúde (ERS), refere a agência Lusa. O motivo da notificação relaciona-se com a transferência indevida de doentes.

Margarida Tavares, directora clínica do Hospital de São João, disse à Lusa que o Hospital de Braga transferiu indevidamente com “alguma frequência” cerca de 700 doentes para a referida unidade de saúde em 2010.

A directora clínica disse ainda que muitos pacientes “vêm directamente transferidos do Hospital de Braga e de outras unidades hospitalares da zona, que deviam drenar para Braga e não para o Porto”. Margarida Tavares adianta que a situação tem sido monitorizada desde Julho e que o hospital vai “agora apresentar a avaliação que foi feita caso a caso para que a ERS possa actuar”.

Em comunicado divulgado à imprensa, o Hospital de Braga diz “que quer o comunicado do Hospital de São João, quer as declarações da directora clínica à comunicação social, são totalmente falsas e causadoras de danos”. As afirmações de Margarida Tavares “ofendem a credibilidade, o prestígio e a confiança que são devidos ao Hospital de Braga, aos seus profissionais, bem como à sua gestão”, pode ler-se no comunicado.

Perante esta situação, o Conselho de Administração do Hospital de Braga promete “utilizar todos os meios judiciais ao seu dispor na reposição da verdade”. Para além disso, vão ser feita “uma exposição dos presentes acontecimentos ao Ministério da Saúde, à Entidade Reguladora da Saúde e à Ordem dos Médicos”.

Em Setembro de 2009 o Hospital de Braga assumiu uma parceria público-privada com o Estado. A instituição, por ter uma urgência polivalente disponível 24 horas por dia, é remunerada pelo Ministério da Saúde.

A gestão do Hospital de Braga foi, desde o início de 2011, multada duas vezes pela Administração Regional de Saúde do Norte. O valor das multas ascende a mais de 800 mil euros.

O JPN tentou, sem sucesso, falar com a direcção do Hospital de São João e do Hospital de Braga.